Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fórum topo
FÓRUM DE DISCUSSÕES DA COMUNIDADE INVESTPEDIA
Bem-vindo ao nosso fórum. Clique aqui para conhecer as regras de uso.
Este espaço é democrático, use-o com responsabilidade e respeite o bom senso e a boa educação para com os outros usuários. Obrigado!
Atenção: para participar, postar e comentar no fórum você precisa ser um usuário cadastrado. Clique aqui para se cadastrar no Investpedia.
Fechamento do dia 07/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
07/05/2010 às 17:56:53
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Mercados seguem tensos após um dia bastante atípico ontem. DJ caiu -1,35% e Ibovespa -0,86%.

Ibovespa: O cenário está bastante ruim, e vem piorando dia após dia. Suporte imediato na região dos 61k e só ensaia uma melhora acima dos 64.500 pontos. Pra espantar o perigo de vez só acima dos 68k. Chances de repique são nítidas, mas estamos em clara tendência de baixa, que só será revertida com a formação de novos topos e fundos ascendentes e o rompimento da LTB iniciada no começo de Abril. Por enquanto mercado segue completamente vendido. Vem tentando fazer fundo, mas sem sucesso. Seguem válidas operações de vendas com toques e topos na LTB, sendo o mais correto aguardar confirmação desses topos. No semanal testou a região de um M (topo duplo) que joga em 54.500 pontos caso seja confirmado seu rompimento. Ter fechado acima desse eixo foi o único sinal positivo (ou menos ruim) da semana. Vale lembrar que os volumes na queda foram altíssimos e que o mercado e alguns papéis trabalham abaixo de suas MM200.

PETR4: Segue na queda com candles de sombras grandes, num claro sinal de instabilidade e nervosismo. Os pregões tem sido muito voláteis. Antigo suporte na região de 28 e pra melhorar precisa voltar a trabalhar acima dos 30,50 e depois dos 33. Tá difícil.

VALE5: Essa está menos pior, mas também com candles "nervosos" e tentando algum fundo. Suporte na mínima do candle de ontem na região da MM200 e resistência na região de 45.

Mercado está bastante nervoso com notícias sobre a Grécia e sobre possíveis problemas com outros países da Europa. Não é hora de ter pressa, nem pra sair nem pra entrar. Se você está dentro da bolsa o que pode fazer é tentar algumas operações de venda ou hedge para diminuir o prejuízo ou tentar "travar" a carteira. Se você é daqueles que faz compras mensalmente é hora de balancear seu portfolio e talvez fazer uma reserva fora da bolsa e aguardar uma melhora. Se você está fora e quer entrar, aguarde mais um pouco.

Crises geram ótimas oportunidades, mas não precisa ter pressa!
Avalie:   (1 voto) 
Fechamento Bizarro do dia 06/05/2010 - Dow Jones, Ibovespa
06/05/2010 às 19:21:14
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
O dia foi bizarro e com absoluta certeza vai entrar para a história das bolsas de valores. O índice Dow Jones chegou a cair 9% durante o pregão, e o motivo, segundo tem se especulado, foi um erro de um grande operador/player do mercado que teria trocado um M de milhão por um B de bilhão ao enviar uma ordem. Foi a maior queda intradiária de sua história.

Autoridades norte-americanas estão reunidas para provavelmente cancelar algumas operações feitas durante os 20 minutos mais atípicos da história do índice Dow Jones.

O resultado disso tudo foi uma reação em cadeia, comandada por computadores, que fez o euro despencar, o ouro disparar, as bolsas no mundo inteiro despencarem e o dólar subir.

Quando o mercado percebeu o erro, os preços começaram a voltar, mas ainda assim fecharam com forte desvalorização pelo mundo.

Fazer uma análise disso perde completamente o sentido, é melhor aguardar e ver o que será decidido amanhã e como os mercados irão reagir. Alguns candles pararam em níveis de suportes importantes, mas também não dá pra confiar, pois com absoluta certeza foram comandos de computadores.

Infelizmente ainda temos que conviver com isso e com a falta de regulamentação dos mercados e dos controles de risco. O dia de hoje deve ser esquecido, pois é uma mancha na credibilidade das bolsas de valores e de todo o processo de controle de risco.

Embora isso tenha ocorrido, no longo prazo os fundamentos superam qualquer computador, por melhor que possa ser, mas no curto prazo, infelizmente, o mercado e os players, sejam grandes ou pequenos, não passam de mera aleatoriedade comandada por notícias, pura especulação e algorítmos. Quem paga a conta? Quem acredita em fantasia!
Avalie:   (1 voto) 
06/05/2010 às 23:11:04
  (11 votos)
Porto Alegre - RS
Pois e amigo, hj teve felizardos que compraram petr a 28,00 ne...por isso que acho muito interessante fazer compras periodicas, tentando isolar o efeito dessa tamanha volatilidade, mas e como tu disse....comprar empresas com bons fundamentos, e garantia de retorno no LP.


P.S... nao foi tua ordem que causou tudo isso?
abracos
Avalie:   (2 votos) 
HEDGE
06/05/2010 às 15:15:00
  (11 votos)
Porto Alegre - RS
Tag: Controle de Risco
Grande Sinesio, tudo bom?
Acho que seria interessante tu abordar para esses momentos turbulentos que estao se aproximando, algum material sobre venda de indices para contrabalancear a carteira, o que acha?
Parabens pelo nivel do teu site, esta excepcional amigo
Abracos
Avalie:   (2 votos) 
06/05/2010 às 20:07:53
  (245 votos)
Campinas - SP
Fala DMO. Realmente é um assunto interessante, vou formular alguma coisa sim. O momento é bastante propício para hedge com míni-índice! rss

Viu a palhaçada hoje?

Abraços!
Avalie:   (1 voto) 
Fechamento do dia 05/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
05/05/2010 às 20:04:29
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Mais um sinal de indecisão nos mercados, que seguem tensos sobre a situação na Grécia e nos outros países da Europa. Dow Jones fechou em queda de -0,54%.

IBOV: Foi lá nos 63.500 pontos e voltou aos 65.600 pontos durante o dia, mas fechou abaixo dos 65k. Parecia que ia deixar um martelo, mas deixou um candle de indecisão, que pode significar um fundo de um possível repique de alta contra a tendência. Próximo suporte é na casa dos 61.300 e resistências em 65.600 e 68k. Temos uma sequência de pivots de baixa perdidos em uma clara tendência de baixa bem definida por uma LTB. Nesse cenário todo teste da LTB vale uma venda com stop na máxima e todo teste no fundo no canal vale uma compra para operar os repiques contra tendência. A boa notícia é que deixou esse candle de sombra inferior grande bem em cima da MM200, além de ter fechado fora da banda de bollinger ontem, e hoje praticamente em cima dela. Possível alento para os comprados? Talvez, mas o cenário está ruim.

PETR4: Perdeu o suporte nos 30,50 e agora olha para os 28. Hoje deixou um martelo invertido, que configura um possível padrão de reversão quando plotado em uma tendência de baixa, que é o caso. Precisa de confirmação amanhã. Resistência imediata em 30,50 e depois na região dos 32. Novo fechamento fora da banda inferior de bollinger. Tendência segue declarada de baixa.

VALE5: Veio próximo dos 42 e reagiu bravamente durante o dia e deixou um belo candle de alta com bom volume. Melhora acima dos 45,70, mas pra melhorar mesmo só fazendo novo topo e fundo ascendente, e isso ocorre acima dos 47,85. Tá difícil!

No geral mercado segue vendido, com possíveis operações de repiques de alta. O problema desse tipo de operação é que com mercado nervoso fica mais difícil de pegar uma boa relação risco vs. retorno, pois os stops ficam longos, tanto na compra quanto na venda, pois mercado sobe ou desce muito rápido. No longo prazo ainda existe possibilidade de manter a alta, mas no curto e no médio o cenário está vendido e se as expectativas de que países como Itália, Espanha e Portugal vierem a pedir ajuda, o cenário pode piorar ainda mais.

Toda crise gera oportunidades de comprar boas empresas por preço de banana. Aconteceu com o subprime e pode acontecer novamente com a europa, mas sem pressa no momento. Bons negócios!
Avalie:   (1 voto) 
Mercado agora
05/05/2010 às 11:17:30
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Mercado veio perdendo as pregas esses dias e hoje, até o momento, vem plotando um martelo no índice, em cima da MM200 e com indicadores sobrevendidos. Repique? Provavelmente, mas com as constantes perdas de pivot de baixa, a princípio, temos compras em sinais de fundo e vendas em toques nas LTBs. Isso vale para tudo, ações, venda coberta, opções, etc. Vamos aguardar o fechamento, mas boas oportunidades tem surgido com boa relação risco vs. retorno. Ajustem os Stops e bons negócios.

Se alguém quiser comentar algum papel específico, fiquem a vontade! Abraços.
Avalie:   (1 voto) 
Fechamento do dia 03/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5, AGEI3
03/05/2010 às 18:30:30
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Ibovespa não fez o que precisava fazer para melhorar e o cenário volta a ficar perigoso. Hoje fechou em queda de -0,61% aos 67.119 pontos. Lá fora o DJ mostrou força e foi lá fechar naquela resistência chatinha que já havíamos falado em 11.150 com bom volume. Estamos descolados pra baixo, infelizmente.

IBOV: Na quinta-feira passada nos deu sinais de que poderia melhorar, mas não foi o que aconteceu, pelo contrário, tem um novo pivot de baixa em formação que rompe em 65.900. Resistência imediata em 68k, que é também importantíssimo numero divisor de curto prazo, depois região da MM21 e 70k. Suportes em 65.900, 64.400 e por último e também mais importante para o médio prazo nos 61.300. Entre o fundo de 61.300 e o topo de 72k já corrigiu cerca de 50% de fibo, ou seja, se for pra melhorar é daí onde está pra cima.

PETR4: Confirma outro rompimento de pivot de baixa com volume alto e começa a olhar para os 30,50. Suporte nesses 30,50 e resistências em 33,20 e depois acima da MM21 na região de 34. Possíveis repiques de alta contra tendência de baixa, pois a distância da MM21 aumentou, mas pra melhorar mesmo só fazendo novo topo e fundo ascendente, coisa que parece um pouco distante no momento.

VALE5: Também confirma novo pivot de baixa com volume alto e fechamento fora das bandas de Bollinger. No semanal cumpriu completamente seu retorno à MM21 na casa dos 45 como vínhamos alertando dessa possibilidade, então, se for pra melhorar também é daí pra cima. Próximo suporte na região dos 43 e resistência imediata em 47,85 e depois na MM21. Também surge possibilidade de repique contra tendência, pois está distante da MM21.

Alguns papéis importantes estão confirmando novos pivots de baixa, mas no índice ainda não podemos notar a mesma coisa. Já se pode notar importantes LTBs bem definidas com dois ou três pivots de baixa formados. As correções de queda dos últimos fundos importantes estão na casa dos 50%, que considero uma importante retração. Se for pra reagir é daí pra cima, mas os volumes na queda estão altos e os candles bastante feios. Lá fora tem mostrado força e aqui nem sequer tenta reagir. Volatilidade está de volta. Quem falou que 2010 seria fácil?

DESTAQUE DO DIA

AGEI3: Essa deu seu show novamente, junto com as companheiras do setor de construção. Quem acompanha o fórum sabe que alertamos para a bonita configuração desse papel. Lucro já está no bolso. Hoje cumpriu objetivo de fibo e também objetivo visual da resistência. Já dá pra ir subindo os stops para garantir um ótimo lucro. Próximos objetivos em 8,27 e depois 8,64, mas como estão distantes e se for direto vai ficar esticado, é importante fazer a manutenção dos Stops. De qualquer maneira os objetivos projetados já foram alcançados, agora é administrar o lucro.

jogal, ainda está nela? Se sim, deve estar contente! hehe
Avalie:   (1 voto) 
03/05/2010 às 18:51:29
  (245 votos)
Campinas - SP
PDG compra Agre: surge a maior empresa do setor imobiliário

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/economia/pdg-compra-agre-e-forma-a-maior-empresa-do-setor-imobiliario/

Eis um dos motivos da euforia no papel, além disso também começou a ser negociado no Índice Bovespa.

Os gráficos antecipam as notícias? É preciso acompanhar as notícias para se dar bem em um papel? Esse caso mostra bem o poder dos gráficos. É infalível? Não, claro que não. Funciona? Sim, em grande parte das vezes.

Abraços!
Avalie:   (0 voto) 
Análise técnica. Dá pra acreditar?
01/05/2010 às 13:30:31
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
A polêmica entre fundamentalistas e grafistas é bastante antiga e recentemente foi publicada uma matéria sobre o assunto no Portal Exame. Segue o link para leitura:

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0966/financas/genios-ou-videntes-548751.html

E você? O que acha? Dá pra acreditar? É tudo adivinhação? Tem fundamentos? Gostaria de saber a opinião de vocês.
Avalie:   (0 voto) 
02/05/2010 às 11:30:36
  (11 votos)
Porto Alegre - RS
Grande Sinesio, da uma espiada nesse link aqui,exatamente sobre esse assunto... hehehe
http://www.youtube.com/watch?v=iVKAHOXLUFg
Abracos
Avalie:   (1 voto) 
02/05/2010 às 19:53:33
  (245 votos)
Campinas - SP
Grande DMO... que comédia hein? hehehe

Uma coisa é certa em análise gráfica, o ego dos grafistas é bastante inflado! rss

Abraço!
Avalie:   (0 voto) 
26/05/2010 às 15:12:44
  (51 votos)
Goiânia - GO
A análise técnica não é certeira mas da um viés fantástico doque pode acontecer além da linha direita do gráfico. A propabilidade dos acertos depende do analista, já vi alguns bons traders agressivos (não precisa de muitos sinais para poder testar um alta ou queda) dizendo acertar em torno de 30% a 50% da análises. Se eles se dão bem, claro se não o mercado já os tinha expulsado. A arte de usar a análise técnica se consiste em:
- Gerenciamento de Risco
- Gerenciamento de Capital
- Leitura dos gráficos
- Disciplina

E quem souber usar de forma sábia, será um vencedor no longo prazo. Para complementar a leitura dos gráficos dão uma boa propabilidade de acerto, os indicadores, figuras de impusão, osciladores, etc são testados nos mercados, através do histórico, para ver se acontece de novo. E procuram padrões parecidos que os antecedem para encontra-los nos gráficos no futuro. O preço se move de acordo com a venda e compra, que são efetuadas por pessoas que possuem sentimentos como euforia( alta no mercado) e pânico ( baixa no mercado). Mas esse assunto deixamos para um próximo tópico.

Portanto a análise técnica tem um propabilidade de acerto que usada de forma sábia será um instrumento fantástico para a busca de boa operações no mercado.

MARCOZZI
Avalie:   (0 voto) 
Leitura recomendada sobre o setor de construção
01/05/2010 às 13:27:43
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Off-Topic
Embora a matéria seja específica sobre a Rossi Residencial, é uma leitura interessante para quem deseja aprender um pouco mais sobre como funciona o setor de construção e como os concorrentes estão agindo para se tornar competitivos nesse disputado setor. Link:

http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0967/gestao/saida-partir-interior-552971.html
Avalie:   (0 voto) 
16/05/2014 às 01:09:59
  (0 voto)
COMO GANHAR DINHEIRO FÁCIL E LIMPO COM R$ 6,00 UMA CHANCE DE GANHAR DINHEIRO FÁCIL E LIMPO COM APENAS R$ 6,00!!!!
Em dezembro de 1996 recebi este método pelo correio. Não havia pedido por isso, simplesmente alguém pegou meu nome na lista telefônica ou nalguma mala direta.
HOJE, AGRADEÇO A DEUS POR ISSO!!!
Após ler a carta várias vezes, para ter absoluta certeza de que estava lendo corretamente, não pude acreditar nos meus olhos. Diante de mim estava uma FANTÁSTICA MÁQUINA DE FAZER DINHEIRO. E eu precisava muito na época, para eu quitar as minhas dívidas e poder prover as necessidades materiais de minha família. Eu poderia investir 6 reais, sem me endividar ainda mais. Depois que fiz os cálculos, concluí que teria no mínimo meu dinheiro de volta. Foi aí que pensei: Por quê não? Pior do que eu estava não poderia ficar.
Segui as instruções e após três semanas eu estava recebendo bem mais do que eu imaginava. Após três meses o dinheiro parou de chegar. Fiz um levantamento com os extratos bancários e, realmente, totalizavam em minha conta R$ 8.082,00 (oito mil e oitenta e dois reais). E isso investindo apenas 6 reais.
É a CORRENTE DA FORTUNA
Esse sistema foi feito com a finalidade de ajuda mutua e você pode participar da seguinte maneira:

INSTRUÇÕES:

o 1º passo é você ter R$ 6,00 para depositar para essas 6 pessoas:

1) VALTER - BCO BRASIL AG:2738-3 C/C 20.213-4
2) LUCIMARA - CAIXA C/C11045-3 AG 1368
3) ROGÉRIO - BRADESCO AG:1556-3 C/C 13883-5
4) FERNANDO – BCO BRASIL AG: 2522-4 POUPANÇA: 9688-1
5) PRISCILA – CAIXA ECONOMICA FEDEREAL – AG. 4140, C/C 00000939-5, OP. 023
6)THAISE – BANCO DO BRASIL AG:0192-9 C/C:24382-5


Após depositar R$ 1,00 para cada uma das 6 pessoas, você deve salvar no seu computador esse texto que está lendo agora (o texto completo postado por mim). Você vai distribuir esse texto pela internet usando fóruns, comunidades, etc... Só que você irá fazer uma alteração na lista de nomes contida no texto. No Texto que você vai distribuir tem que constar o seu nome na lista, para que você seja beneficiado. Aí está a chave de tudo: Você deverá excluir o nome da pessoa que está na 1ª posição de modo que o nome da 2ª posição passa para a 1ª, o da 3ª passa para a 2ª, o da 4ª para a 3ª, o da 5ª para a 4ª e o da 6ª para a 5ª. Aí é só inserir o seu nome e sua conta na 6ª posição. É de extrema importância respeitar essa seqüência para que dê tudo certo. Com a lista alterada, é só distribuir o texto pela internet... Quanto mais você postar o texto, mais dinheiro vai receber na sua conta. Poste no mínimo 250 cópias. Use fóruns, Bloguers, Comunidades, etc...Este programa não é uma loteria ou espécie de jogo. Nem um golpe. É uma ajuda mútua entre pessoas idôneas.
É um programa honesto e todos os participantes são responsáveis pelo sucesso do programa.

Aproveite!!!

OBS: Estamos em transição para R$ 2,00 cada depósito (12 reais no total).
Um dos motivos é a falta de nota de 1 real no mercado, o que às vezes dificulta o depósito, outro é a inflação, pois quando o programa começou, 1 real valia bem mais. O sistema só tem a ganhar com isso, pois mais dinheiro vai circular. Se você tem condições, deposite 2 reais em cada uma das 6 contas.
Avalie:   (0 voto) 
Guia de Imóveis
01/05/2010 às 13:25:07
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Finanças Pessoais
Achei bem interessante o espaço destinado a imóveis no Portal Exame. Chama-se Guia de Imóveis e tem bastante informação de qualidade lá. Sugiro a leitura. Segue o link:

http://portalexame.abril.com.br/financas/imoveis/

Ainda sobre imóveis, encontrei um artigo específico sobre leilão de imóveis e quais os dez cuidados antes de adquirir um imóvel nessa modalidade. Leilões de imóveis viraram febre há um tempo atrás, mas de pouco tempo pra cá se tornaram menos atrativos. Segue o link para leitura:

http://portalexame.abril.com.br/financas/imoveis/guias/dez-cuidados-antes-comprar-imovel-leilao-545783.html
Avalie:   (0 voto) 
COMUNICAÇÃO
30/04/2010 às 11:51:38
  (10 votos)
Porto Alegre - RS
Tag: Off-Topic
Gostaria de deixar uma sugestão. Obivamente duas questões devem ser analisadas: a possibilidade técnica e o interesse dos participantes do fórum.
Sugiro que todo novo tópico, ou um resumo pela manhã, tarde ou diário, seja informado via e-mail para todos os participantes que desejarem.
Por que? Para manter os participantes do fórum mais ativos e desta forma proporcionar mais discussões. Vejam bem, este fórum está iniciando e a tendência é que o número de mensagens aumente bastante. O que acham?
Sérgio
Porto Alegre
Avalie:   (1 voto) 
01/05/2010 às 12:35:02
  (245 votos)
Campinas - SP
Sérgio, obrigado pela sugestão. Vamos analisar a possibilidade, mas já pensamos a respeito dessa funcionalidade quando estávamos elaborando o fórum. Chegamos a conclusão de que fazer um envio de mensagens do fórum via e-mail distanciaria nossos usuários do mesmo. A idéia é trazer os usuários para o fórum e para isso basta visitar o site e ver se existem novas mensagens, ou ainda visitar o resumo do fórum para ter uma visão mais ampla de todas as novas mensagens.

Estamos trabalhando em uma ferramenta que possibilitará saber quais são as novas mensagens e quais foram comentadas desde a última visita do usuário.

Também pretendemos enviar novidades por e-mail, mas falando um pouco sobre o panorama geral dos mercados e perspectivas para os próximas dias ou semanas. Em breve você verá novidades por aqui. Obrigado pela sugestão e continue colaborando conosco. Um abraço!
Avalie:   (0 voto) 
« Anterior 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 Próxima »
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.