Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 12/07/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 12/07/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
12/07/2010 às 18:56:32
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Dia positivo pelas bolsas mundo afora e negativo para nossa bolsa.

Dow Jones não quer saber de cair e engatou nova alta, surpreendendo positivamente, já que uma queda de realização de lucros era esperava devido ao movimento de alta rápido da última semana. Hoje o índice se manteve acima de sua MM21 e deixou um candle altista pequeno, que sugere nova alta. Porém, após seguidas altas, seguimos esperando uma nova realização de lucros no curto prazo. O cenário segue inalterado, com resistências importantes em 10.250 e 10.300 pontos e suporte na MM21 e depois nos perigosos 9.750 e 9.600. O perigo de OCO segue no ar, porém, talvez menos provável devido ao otimismo recente. Importante agora é ficar de olho na temporada de balanços, pois eles ditarão o rumo no mercado no curto e médio prazo.

Ibovespa: Não conseguiu romper sua MM21 e fechou em queda de -0,81%. É importante voltar acima dos 63.000/63.200 pontos no curto prazo, pois esse patamar é aquele que já falei, que se não for ultrapassado configuraria a formação de um OCO. Por enquanto o cenário segue tranquilo, com suportes importantes em 61.000 e 60.000 pontos e resistências nessa região que se encontra atualmente e depois em 65.800/66.000 pontos. O OCO no semanal está todo torto, fato que pode reforçar a melhora no curto e médio prazo, mesmo com novas realizações sem perdas de suportes.

PETR4: Essa segue muito indefinida. Enquanto houver dúvidas sobre sua capitalização tudo indica que o papel ficará meio "paradão". Nada mudou. Suportes em 26,30 e 26,00 e resistências na MM21, 28,10 e 28,70.

VALE5: Seguiu o movimento baixista do mercado e não alterou muito o cenário. Suporte bastante forte na região de 37,30 e resistências em 39,60, na MM21 e 40,45.

Semana começou em queda, mas sem grandes sustos. Um fato a ser notado é que lá fora o Dow Jones vem de sucessivas altas e uma realização de lucros já é mais que esperava. Caso isso realmente ocorra, o Ibovespa deverá acompanhar, por isso é importante ficar de olho nos suportes, pois para uma melhora de curto prazo é importante não perdê-los. Ainda temos uns 3% de "gordura" até o próximo suporte, mas seria interessante para os comprados que o próximo fundo viesse acima dos 61.900 pontos de Fibonacci da última pernada de alta. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.