Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 05/07/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 05/07/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
05/07/2010 às 21:11:12
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Com o feriado nos EUA as bolsas de todo o mundo fecharam sem grandes tendências definidas e com baixíssimo volume.

O cenário mudou drasticamente na última semana e ficou feio e perigoso. O Dow Jones perdeu suas mínimas em 9.750 e foi logo buscando os 9.600. A perda dos 9.750 também configura a perda de um grande OCO com objetivos bastante assustadores para os comprados. Para melhorar deve voltar acima de 9.750 urgentemente.

Ibovespa: Assim como lá fora, seguiu o pessimismo e perdeu importantes suportes nos 63.200 e 61.050 e agora luta para se segurar acima dos 61.000 pontos. Próximo suporte em 57.700 e resistência em 63.200, que coincide com a MM21. Perdemos a oportunidade de um fundo acima dos 60.050 pontos e agora o índice luta para tentar confirmar o sinal de fundo deixado na quinta-feira com martelo. Amanhã teremos melhor definição com a abertura dos mercados americanos.

PETR4: Perdeu os 28,70 e foi lá na casa dos 26,00 como estávamos esperando. Praticamente já cumpriu os três objetivos de Fibonacci do M perdido nos 28.70 e agora podemos ver algum repique de curto prazo. Último suporte em 26,00 e resistências em 28,10 e 28,70.

VALE5: O afunilamento do triângulo realmente gerou um movimento forte, porém para baixo. Perdeu dois suportes importantes de uma vez só (40,25 e 39,60) e deixou grande gap. Agora luta lá no suporte em 37,40. Se perder fica feio. Resistências em 39,60 e 40,50.

As notícias de que a recuperação global pode demorar mais que o previsto e de que o segundo semestre será um semestre de desaceleração levaram as bolsas aos péssimos resultados na semana passada. Se os próximos dados sobre a economia mantiverem os números nessa direção, talvez tenhamos um "longo e tenebroso inverno" pela frente.

Os sinais de recuperação da bolsa no curto prazo foram todos por água abaixo de forma bastante rápida na última semana. É o famoso ditado de que a bolsa sobe de escada e desce de elevador. Pura verdade.

A tentativa de melhora segue no curtíssimo prazo com o sinal de fundo deixado quinta-feira, ainda a ser confirmado. O Dow Jones precisa voltar acima dos 9.750 para melhorar um pouco por aqui. Se lá não andar, nós também não andamos no curto prazo. Vamos acompanhar os resultados. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.