Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 24/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 24/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
24/06/2010 às 18:08:50
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Percebem por que eu chamava atenção para a perda dos 10.320 do Dow Jones? hehe Ontem deixou sinal de indecisão que poderia até sugerir um fundinho depois da queda, mas hoje foi devastador. Arrebentou todos os suportes e piorou bastante. Seguimos aguardando um novo fundo superior ao anterior nos 9.700 para tentar um novo pivot de alta. Ideal que esse fundo viesse antes dos 10.080 pontos que é ultima retração de Fibonacci que configuraria um pivot de alta. Se não parar por aí devemos olhar lá para as mínimas novamente.

Ibovespa: Segue mais forte que o Dow Jones, mas hoje confirmou o topo deixado antes de ontem. Até os 63.200 está tudo relativamente tranquilo, pois nesse nível temos um suporte visual forte e também a MM21. Abaixo disso o suporte é em 61k. Um fundo acima desses níveis configura um novo fundo ascendente e teríamos o segundo, pois o primeiro foi nos 61k. Resistência principal entre 65.800 e 66.000.

PETR4: As notícias da capitalização pesaram bastante e não teve suporte que desse jeito. Hoje foi logo perdendo os 28,10 e agora olha lá para os 26,00. Resistências em 28,10, na MM21 e depois em 30,35. A perda dos 28,70 configura um M (topo duplo) com primeiro objetivo já testado hoje, segundo em 27,00 e terceiro em 26,00. Pra piorar, hoje saiu uma notícia de que a empresa pode perder sua nota de grau de investimento por umas das três principais agências de classificação de risco, a Fitch Ratings. Apertem seus cintos!

VALE5: Não aguentou a pressão e foi fechar lá perto da mínima, anulando o martelo de ontem e stopando os comprados. Próximo suporte em 40,25. Chamo atenção para a formação de um triângulo, que quando rompido para algum dos lados deverá gerar um movimento mais forte, possivelmente de tamanho similar ao de sua "base". Resistências na MM21, em 42,90 e 43,20.

Mercado deu uma piorada. Aqui ainda temos uma boa configuração caso faça novo fundo acima de 63.200, mas lá fora o cenário está bem mais perigoso e pode levar nossa bolsa junto com o pessimismo externo. Momento pede cautela e maior definição no curto prazo, esperando que o Dow Jones volte acima dos 10.320 ou faça novo fundo acima dos 10.080 pontos. Vamos aguardar. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.