Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 22/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 22/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
22/06/2010 às 19:27:45
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Primeiramente peço desculpas por não ter feito o fechamento dos últimos dias, mas hoje estamos de volta. Vamos ao detalhes.

O dia parecia positivo, mas durante a tarde ouve um movimento de venda bastante acentuado, levando as bolsas a fecharem em território negativo. Europa em baixa, assim como Dow Jones e Ibovespa.

No Dow Jones o rompimento dos 10.320 pontos nos últimos dias havia sido muito positivo e logo depois foi lá perto dos 10.600. Hoje vimos o inverso, o índice fechou bastante feio e abaixo dos 10.320, fato que preocupa bastante no curto prazo. Agora temos suportes em 10.260 e na MM21, pois abaixo disso voltamos àqueles números do pânico, das mínimas de algumas semanas atrás. Resistência imediata em 10.320 e depois entre 10.490 e 10.600.

Ibovespa: Mostrou força durante todo o dia, mas não resistiu e veio fechar estável, com leve queda, porém deixando candle muito feio que sugere topo. Suporte imediato em 64.400 e o mais importante em 63.200. Resistência continua sendo os 66k que chegou pertinho. Como dissemos algumas semanas atrás, o rompimento dos 63.200 pontos provavelmente geraria um movimento forte e foi exatamente isso que vimos. Agora com a resistência praticamente testada podemos esperar um novo movimento de baixa para formação de um novo possível fundo ascendente acima dos 61.000 pontos. Por enquanto tudo absolutamente normal e sob controle, porém com provável turbulência para os comprados no curto prazo.

PETR4: Novamente a novela em torno da capitalização da empresa está empacando as cotações. Temos uma grande zona de congestão entre os 28,70 e os 30,35. Tecnicamente vale uma compra no suporte com stop curto e uma venda na resistência com stop também curto até que essa zona de congestão seja rompida para algum dos lados.

VALE5: Semana passada dissemos que o movimento na busca da formação do pivot de alta havia sido desconfigurado e que a busca dos 43,20 deveria demorar mais um pouco. Como vemos, isso realmente aconteceu, porém podem surgir novas figuras que confirmem melhor um movimento altista, como um possível W com eixo em 42,90. No momento temos suporte na MM21 e depois em 40,25 e o mais importante em 39,60. Resistências em 42,90 e 43,20. Assim como em PETR4, tecnicamente vale uma compra com stop curto em região de suporte e uma venda também com stop curto em região de resistência até que essa congestão seja rompida para algum dos lados.

No geral mercado melhorou bastante das últimas semanas e foi buscar seus objetivos e resistências muito rápido, fato que gera uma sensação de "dever cumprido" e agora podemos ver novas quedas para formação de novas figuras. Mercado não sobe sem parar e não cai sem parar, é nos zig-zags que aparecem as oportunidades de trade.

Chamo atenção para o Dow Jones que hoje mostrou grande fragilidade e o fechamento abaixo de 10.320 pede muita cautela e desconfiança. Olho vivo nele! Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.