Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 16/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 16/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
16/06/2010 às 18:18:34
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Ontem não fiz o comentário de fechamento devido ao jogo de estréia do Brasil na Copa, mas o Ibovespa fechando acima de 64.400 pontos e o Dow Jones rompendo os 10.320 pontos foi um sinal muito bom.

Hoje o Dow Jones fechou em alta de +0,06% aos 10.411 pontos em um dia bastante volátil. Firmando os 10.320 pontos como suporte tem como resistência os 10.500 pontos.

Ibovespa: Já faz algumas semanas que alertamos para o rompimento do pivot no Ibovespa na região dos 63.200 pontos. Correções curtas (38,2% de Fibonacci) seguidas de rompimentos costumam gerar movimentos fortes e rápidos em seguida. Foi exatamente o que aconteceu, após romper os 63.200 o índice veio testar os 65.000 pontos bastante rápido, em apenas 3 dias. Agora temos os 63.200 como suporte e a faixa de 66.000 como resistência. É importante se manter acima dos 63.200 pontos. De qualquer maneira, como já comentamos, o rompimento dos 63.200 abre boas chances de um novo fundo acima do fundo anterior nos 61k pontos, fato que configura possível nova tendência de alta com topos e fundos ascendentes.

PETR4: Fez uma correção de 32,8% de Fibonacci em direção à sua MM21, que também serve de suporte imediato junto com 28,70 e agora segue na tentativa de montar esse pivot lá no rompimento dos 30,35.

VALE5: Deixou um candle bem feio com alto volume, indicando possível topo e retorno à MM21. Vencimento das opções na próxima semana vem mexendo com o papel. Seguia firme na tentativa de romper pivot nos 43,20, mas está demorando muito e desconfigurando a simetria da figura. Pode demorar um pouco mais pra passar esse nível. Suporte mais claro e importante segue sendo em 39,60 e resistência em 43,20.

No geral mercado melhorou bastante e abriu maiores chances de desenhar alguma figura de alta com novos topos e fundos ascendentes, fato que confirmaria a formação de uma nova tendência de alta.

O rompimento do Dow Jones foi bastante positivo e o principal fato a ser observado foi a superação do nível de 50 no IFR dele, fato que não acontecia desde Maio. As últimas notícias também indicam que o investidor estrangeiro vem retomando o gosto pela bolsa brasileira, fato que pode animar o mercado no curto e médio prazo.

Como a bolsa sobe de escada e desce de elevador, devemos observar uma subida gradual caso o cenário realmente volte a se firmar sem grandes notícias de crise e quebradeira de países e bancos por aí. Bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.