Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > "CAUSO"
Olá, visitante, seja bem vindo.
"CAUSO"
15/06/2010 às 20:47:32
  (71 votos)
Goiânia - GO
Tag: Off-Topic
Boa noite pessoal do Forum, Sinésio, etc

Me aconteceu um "causo" hoje comigo e queria compartilhar com vocês e saber a opinião de pessoas experientes na bolsa.

"Comprei uma 300 papéis de uma empresa AABB e depois de dois dias vendi, uma operação de prejuizo. Até neste ponto tudo correndo bem porém de quem eu comprei não tinha dinheiro (não entendi) e a corretora teve que alugar os pápeis para mim, por causa da minha venda. Não podia vender oque não tinha e para não sofrer uma "penalidade" ou "taxas" por vender oque eu não possuo a corretora alugou, conforme escrito, e fez a venda. Parte do dinheiro, maior parte, ficou retida na CBLC, pois teria que ter 3 dias para liquidar a compra ou a venda. Logo parte do meu capital ficou retido por 9 dias úteis. Não entendo como posso comprar que a "pessoa" não tem, se é tudo online. Para vender algo você tem que possuir esse algo, e para possuir essa "pessoa" teria que ter comprado de "alguém". Enfim não entendi muito doque aconteceu porém a atendente me disse que iria ficar como se nada tivesse acontecido porém o meu dinheiro iria estar retido por tantos dias e pelo aluguel feito pela corretora iriam me exonerar das taxas e iria ficar como deveria ter sido"

Sinésio, esse trem é isso mesmo?
Alguém sabe me dizer alguma coisa sobre isso?
No day-trade deve acontecer mais vezes isso?
A atendente disse que é difícil isso acontecer mas acontece....
Alguma luz?


Abçs e boa noite
Avalie:   (1 voto) 
16/06/2010 às 18:37:13
  (256 votos)
Campinas - SP
MMARCOZZI, tudo bem?

De fato é possível sim e de fato é muito raro de acontecer, embora as vezes um "sorteado" ou outro enfrente esse tipo de "operação estranha".

Não sei se foi exatamente isso que ocorreu, mas uma das hipóteses é a seguinte:

A pessoa que te "vendeu" não tinha o papel em carteira, afinal a liquidação física e financeira ocorre em D+3, porém muitas corretoras liberam a venda do papel comprado ou a compra do papel vendido imediatamente sem aguardar a liquidação em D+3, justamente porque esse tipo de inadimplência é bastante rara de acontecer.

Agora imagine que quem te vendeu tenha vendido algo que ele não possuía, ou seja, uma operação descoberta por meio de aluguel e venda do papel com respectiva chamada de margem. Agora suponha que após a pessoa ter vendido, a corretora tenha chamado o cliente para recompor a margem e ele não tenha feito isso. Só que a essa altura você já tinha compra e vendido o papel antes de D+3 na sua operação, ou seja, você iniciou e terminou a operação antes do dia da liquidação da sua primeira operação de compra.

Como houve inadimplência de quem te "vendeu", a bolsa pode reverter a operação e deve ter sido isso que ela fez no seu caso, não te cobrando taxas nem multas porque o problema não era com você. Isso é bastante raro de acontecer, mas pode acontecer, mesmo com as corretoras tomando todos os cuidados com cálculos de risco e chamadas de margem.

Sugiro a leitura do artigo "Como funciona a liquidação e custódia na bolsa de valores?" na área de iniciantes.

Abaixo um trecho do artigo que explica os 9 dias úteis até resolver a operação por completo:

"A título de curiosidade, caso uma operação não seja concretizada total ou parcialmente, seja pela ausência das ações objetos ou falta de documentação necessária à liquidação, o vendedor será multado. Nesse caso, a CBLC aciona imediatamente o mecanismo de falta de entrega, para recompra, a preço de mercado, em D+4, dos ativos adquiridos em D+0 que não foram recebidos no prazo regular. Essa ordem de recompra deve ser executada até D+6 e confirmada junto a CBLC até D+7. O vendedor em falta com a entrega dos ativos arcará com a diferença dos preços, caso ela exista. Se ainda assim a recompra não for executada, em D+8 a CBLC anulará a operação e retornará os valores financeiros ao comprador envolvido na operação."

Mas fique tranquilo, pois com você não teve nenhum problema e nem a corretora pode te cobrar taxas por operações assumidas por ela para entregar os ativos de uma compra legítima sua. Você foi um dos poucos "escolhidos" e possivelmente nunca mais vivencie uma situação como essa! hehe

Abraço e bons negócios!
Avalie:   (1 voto) 
17/06/2010 às 07:57:41
  (71 votos)
Goiânia - GO
Sinésio tranquilo?

Agora ficou mais claro, bem mais!
Obrigado pela explicação bem detalhada e orientativa!

Abçs
Avalie:   (1 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.