Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 14/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 14/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
14/06/2010 às 18:47:25
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Hoje parecia que o dia ia ser ótimo, mas mercado resolveu fintar mais uma vez. Bolsas asiáticas e européias fecharam com boas altas, mas o Dow Jones resolveu ir na contra mão. Subiu bastante durante o dia, chegando a romper a resistências imediata nos 10.320, mas no final deixou um candle bastante feio que sugere topo e fechou em baixa de -0,20% aos 10.190 pontos. Resistência segue sendo a região dos 10.320 e suporte na MM21 na região dos 10.120 e depois só lá embaixo nos 9.760. Vamos ver se essa semana consegue romper os 10.320, fato que seria bastante positivo.

Ibovespa: Também abriu bem e logo rompeu os 64.000 pontos, mas perdeu o fôlego e fechou em baixa de -0,11% aos 63.533 pontos, também com candle que sugere topo. Resistências na máxima de hoje e depois nos 66.000 pontos. Suportes em 63.200 e 61.000. Seria importante se manter acima dos 63.200 essa semana, pois esse foi o número que confirmou a formação do pivot de alta. De qualquer maneira já temos um novo topo superior ao anterior, fato que abre chance de um novo fundo superior para possível início de uma nova tendência de alta com topos e fundos ascendentes.

PETR4: Mais uma vez bastante fraca devido às incertezas em torno de sua capitalização, hoje confirmou o topo e veio em busca de sua MM21. Suporte na MM21 e depois em 28,10. Resistência em 30,35.

VALE5: Abriu bem deixando gap pra trás, mas foi logo tratando de fechá-lo durante o pregão. Segue na tentativa da formação de pivot de alta com suporte na MM21 e mais importante em 39,60. Resistência em 43,20.

Semana passada foi importante pelo rompimento dos 63.200 e formação de pivot de alta, porém chamamos atenção para o fraco volume, fato que pedia uma melhor confirmação do rompimento essa semana. O número é esse, acima dele segue com boas chances na busca dos 66k pontos e abaixo volta a ficar congestionado.

Ibovespa já rompeu importantes níveis de resistência no IFR, porém semana passada também chamamos atenção para o mesmo nível no Dow Jones, afinal por lá o índice ainda não rompeu esses mesmos patamares. IFR de 14 períodos acima do nível de 50 no Dow Jones melhora bastante o cenário, pois rompe resistências anteriores e libera o caminho para mais altas.

Semana apenas começando, vencimento de opções se aproximando, mercado com pouco volume e copa do mundo acontecendo. Vamos ver o que o mercado nos reserva para os próximos dias, mas sigo levemente otimista e torcendo pelo Brasil na Copa! hehe Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.