Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 11/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 11/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
11/06/2010 às 20:33:39
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Hoje o dia foi bastante positivo e a semana não poderia ter terminado melhor. Dow Jones fechou em alta de +0,38% aos 10.211 pontos e deixou um lindo martelo no gráfico diário. Os principais números de curto prazo que liberam pra uma alta mais expressiva são 10.260 e principalmente 10.320. Suporte segue longo e lá nas mínimas em 9.760.

Ibovespa: Apesar do baixo volume, hoje foi um dia importantíssimo, pois o índice rompeu o nível dos 63.200 pontos, ponto este que tecnicamente confirma o pivot de alta que vínhamos alertando há alguns dias. Esse sinal é muito importante, pois agora teremos um novo topo superior ao anterior, fato que não vinha ocorrendo desde que a queda começou em Abril. Este simples fato abre a possibilidade de um novo fundo ascendente e da possível formação de uma nova tendência de alta. Suportes em 63.200 e 61.000 pontos e próxima resistência na região dos 66.000 pontos e depois no primeiro objetivo do pivot de alta rompido, na região dos 66.600 pontos. O caminho é longo, por isso novos zig-zags devem ocorrer, mas aumentou a chance de movimento forte pela frente, pois correções curtas seguidas de rompimentos convincentes costumam acelerar as cotações.

PETR4: Caiu um pouco hoje, mas está no meio do caminho. Não confirmou topo no diário, pois não fechou abaixo de 29,55. Segue com suporte na MM21 em 28,60 e resistência em 30,35. No semanal deixou sinal de topo, mas caso o Ibovespa continue melhorando como indicou hoje, este sinal pode ser facilmente anulado.

VALE5: Fechou bem, com alta de 1,98% e segue na busca dos 43,20 para confirmar formação de pivot de alta. Suporte na MM21 e em 39,60. No semanal deixou um bonito martelo que sinaliza continuidade da alta para a próxima semana. Quem entrou acreditando no pivot após correção de 61,8% de Fibonacci já pode ir subindo os stops para as mínimas dos candles anteriores, afastando assim o risco de prejuízo na operação.

Mercado melhorou muito e hoje deu um importante sinal de possível reversão da tendência de queda. Os gráficos sugerem que a próxima semana será de continuidade das altas e o nível que o mercado deve respeitar para ficar bonito é a região de 63.200 pontos rompida hoje. Se firmar esse número como suporte, aumenta bastante as chances de nova tendência de alta. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
11/06/2010 às 21:09:02
  (245 votos)
Campinas - SP
Só um detalhe: o baixo volume do rompimento do Ibovespa gera desconfiança, por isso a importância de confirmar os 63.180/200 como suporte na próxima semana.

Apesar disso, o próximo topo será superior ao anterior, isto é um fato irrevogável. Bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.