Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 10/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 10/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
10/06/2010 às 19:45:40
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Mercado dando finta mais uma vez. Ontem deixou candle feio e hoje explodiu pra cima. O Dow Jones rompeu duas resistências e foi fechar lá em cima, cravado na MM21. Agora temos a resistência nos 10.250/300 que é a mais importante. Suporte segue sendo lá em baixo, nas mínimas perto de 9.760. Essa zona está se mostrando uma grande e ampla zona de congestão, pois não temos nem topos nem fundos em diferentes níveis que caracterizem uma reversão de tendência bem definida por meio de topos e fundos ascendentes ou descendentes. O rompimento, quando vier, será ou acima dos 10.300 ou abaixo dos 9.760, mas hoje melhorou o cenário altista de curto prazo.

Ibovespa: Também bombou com notícia do PIB japonês, as mineradoras na europa e as notícias de Petrobras. Ainda não conseguiu romper os 63.200, mas o fechamento acima dos 63k pontos foi bastante positivo. Caso rompa, configura um belo pivot de alta após uma curta correção, fato que deve gerar um movimento mais forte pra cima se o rompimento realmente ocorrer. Lembrem-se que correções curtas seguidas de rompimentos costumam impulsionar os preços com velocidade. Suporte segue nos 61k pontos.

PETR4: Não veio testar a MM21, pelo contrário, não fez nem nova mínima nem nova máxima. Está um pouco esticada, mas como sofreu muito nas últimas semanas pode continuar subindo caso o Ibovespa realmente rompa o pivot de alta que está na iminência de acontecer. Suporte na MM21 que está bem "flat".

VALE5: Vem deixando candle feio e subindo devagar desde que fez o fundo do possível pivot após correção importante de Fibonacci nos 61,8%. Suporte em 39,60 e resistência em 43,20. Ao contrário da Petrobras, sua MM21 ainda está inclinada para baixo, mas o fechamento acima dela foi positivo.

Quem disse que seria fácil uma reversão? Estamos na iminência de uma possível reversão, mas mercado vem fintando e atrapalhando comprados e vendidos. O pivot de alta voltou a ser uma possibilidade forte no cenário, fato que estamos chamando atenção há algumas semanas.

O rompimento das LTBs nas semanas passadas que chamamos atenção foi muito importante, pois a maioria delas era bastante forte e seu rompimento caracterizaria uma vontade do mercado em voltar a subir. A subida não vem sendo fácil, mas está acontecendo. Em breve poderemos ver novos topos e fundos ascendentes.

Chamo atenção para o nível do IFR no Dow Jones. Hoje fechou em cima dele nos 9 períodos e se aproxima dele nos 14 períodos. Caso o Dow Jones consiga romper e se firmar acima do nível de 50 deveremos ver novos e importantes movimentos altistas. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.