Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 09/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 09/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
09/06/2010 às 19:32:30
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Hoje o dia começou positivo, mas piorou no final deixando diversos candles bem feios espalhados. O Índice Dow Jones operou em alta durante boa pare do dia, mas não aguentou e cedeu no final, fechando em baixa de -0,41% nos 9.900 pontos. O suporte mais importante e perigoso segue sendo a região dos 9.760 e agora resistências na máxima de hoje, depois na MM21 e mais importante em 10.250/10.310.

Ibovespa: Seguiu o mercado externo e não aguentou no final, fechando em baixa de -0,51% e abaixo dos 62k pontos. Suporte imediato entre 61.300 e 61.000, que seria importante se segurar acima dele, e resistência principal em 63.200. Ainda existe chance de montar pivot, porém o candle de hoje foi feio e se perder o suporte anula pivot de alta e forma novo pivot de baixa. Mercado está dando finta para todos os lados.

PETR4: Conseguiu romper os 30,00 durante o pregão, mas acompanhou o resto do mercado no final e fechou em baixa sugerindo novo topo e teste na MM21. Suporte na MM21 e resistência na máxima de hoje.

VALE5: Tentou configurar melhor um pivot de alta, mas também não conseguiu e deixou candle feio. Se perder suporte nos 39,60 anula formação de pivot de alta e reverte para novo pivot de baixa. Resistência na MM21 e principal em 43,20.

Mercado mostrou uma recuperação nas últimas semanas e dava pinta de que essa semana seria boa para formação de novos pivots de alta, mas hoje, infelizmente, os sinais foram fracos. Ainda existem chances de formação de pivot de alta, pois mercado e principais papéis não perderam seus suportes anteriores, mas essa chance ficou bem menor. Caso mercado perca esses suportes, deveremos ver mais quedas rumo às mínimas das semanas anteriores.

O que chama atenção é o Dow Jones, pois está próximo de suportes perigosos e o IFR não conseguiu romper o nível de 50 em nenhum momento durante as últimas semanas, fato este bastante preocupante. Vamos aguardar a decisão do mercado, pois ele é soberano. Quem entrou confiante nos pivots deve apertar os Stops e quem está de fora deve aguardar uma melhor configuração. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.