Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 08/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 08/06/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
08/06/2010 às 18:17:50
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
O dia foi marcado pela instabilidade e baixo volume. O Dow Jones foi testar a perigosa região de suporte em torno dos 9.760, mas se recuperou no final e acabou fechando bem, com alta de +1,26% aos 9.940 pontos. Suporte segue sendo essa perigosa região testada hoje. Temos novas resistências, pois hoje as cotações foram buscar de uma vez só os três pontos citados ontem, então, agora as resistências são 10.120 e 10.250, essa segunda mais importante e na região da MM21.

Ibovespa: Ontem o índice corrigiu exatamente 38,2% de Fibonacci da última pernada de alta e hoje fechou acima dos 61.300 lá na região da MM21. Pode ser o início da formação de um pivot de alta, mas ainda é muito cedo para afirmar. Caso ele ocorra devemos observar novas altas consistentes, pois correções inferiores a 50% de Fibonacci costumam gerar fortes "impulsos" nas cotações após o rompimento das máximas anteriores. Caso isso não aconteça, temos suportes em 61.300, 61.080 e 60.740. Resistência principal em 63.180. O IFR respeitou a zona de 43 rompida nas semanas anteriores, fato esse positivo.

PETR4: Ainda não conseguiu romper os 30,00, mas também não quer cair. O fato é que deu uma boa melhorada nas últimas semanas e parece querer ganhar novo fôlego. Hoje tivemos sinal de indecisão sem nova máxima e sem nova mínima após sinal que indicava possível topo ontem, fato este bastante positivo. Resistência segue nos 30,00 e suporte na região da MM21 e depois nos 28,00.

VALE5: Corrigiu 61,8% de Fibonacci e hoje mostrou sinal de indecisão. Apesar da correção ter sido mais acentuada, também podemos observar a possível formação de pivot de alta. Ainda é muito cedo para afirmar, por isso devemos aguardar confirmação, porém entradas em pivots oferecem ótimas relações de risco vs. retorno. Suporte na mínima de hoje e depois em 39,10. Resistências em 41,30 (MM21) e depois no topo anterior em 43,20.

Ontem eu disse que se mercado se mantivesse acima das mínimas poderíamos observar possíveis formação de pivots de alta. Hoje foi o que aconteceu, porém ainda não podemos afirmar que existem pivots formados, porque ainda é muito cedo.

O rompimento das LTBs das semanas anteriores seguem valendo e a chance de pivots aumentou um pouco hoje. Como estamos em níveis perigosos ainda devemos aguardar melhores configurações.

Pra quem gosta de antecipar movimentos, a boa notícia é que as entradas nesses níveis, e acreditando em possíveis pivots, oferecem Stops curtinhos com ótimas relações de risco vs. retorno, mas caso as confirmações ocorram, o mercado também oferecerá boas oportunidades pra quem gosta de operar somente após confirmações, porém com Stops mais longos. Amanhã veremos o que o mercado nos diz. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.