Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 31/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 31/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
31/05/2010 às 18:25:59
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Palavras de sexta-feira:

"No semanal deixou um candle que sugere fundo e no diário deixou um candle que sugere novos movimentos altistas. Histograma MACD também sugere novas altas após passar a linha do zero. Cenas do próximo capítulo..."

As cenas do próximo capítulo vieram dentro do previsto. O dia foi positivo, com sensível melhora no leilão de fechamento, mas como lá nos EUA a bolsa não abriu por hoje, o que realmente vai ser importante é como os mercados vão se comportar amanhã, pois o volume hoje foi bastante baixo, como em todos os dias em que a NYSE não abre.

Ibovespa: Fechou com alta de +1,77% e acima dos 63.000 pontos. Confirmou o rompimento da LTB com sinais bastante positivos, que foram: o rompimento da MM21, fechamento na máxima e rompimento do nível de 50 no IFR. Todos esses fatos positivos merecem certa cautela, pois com o feriado nos EUA o volume da nossa bolsa foi bastante baixo, portanto amanhã deve ser um dia de confirmação ou não desses sinais. Outro fato importante é que a bolsa reagiu rápido desde os 57k, porém o volume foi decrescente nos últimos 4 dias. Isso nos leva a crer que novas quedas podem acontecer para tentativa de formação de novos pivots, mostrando melhor o caminho do índice no curto prazo. Agora suporte está em 62.300, que é região da MM21, e principalmente em 61.300, que é antigo eixo de M (topo duplo) no semanal. Resistência agora fica em 64.400 e depois em 66.000 pontos.

PETR4: Hoje mostrou bastante ânimo e fechou rompendo sua MM21, fato positivo. Já dissemos que o papel possui mais de uma LTB, mas hoje foi confirmado o rompimento da LTB mais inclinada de curto prazo do papel. Agora tem resistência importante nos 30,20 e suporte nos 28,00. Candle semanal da semana passada sugere fundo, mas se deve aguardar confirmação essa semana.

VALE5: Também fechou bem, acima da máxima do candle anterior e acima de sua MM21, fato positivo. Suporte imediato na MM21 e resistência em 43,75, região onde tem gap pra fechar.

Mercado melhorou bastante desde as últimas semanas e essa semana será bastante importante para confirmar (ou não) diversos rompimentos de LTBs anteriores e candles de possíveis fundos no gráfico semanal. Mercado subiu rápido desde a região dos 57k pontos e novas realizações não estão descartadas e são até bem-vindas para possível formação de novos pivots de alta que configurem melhor uma possível nova tendência. Tais possíveis realizações serão benéficas para os comprados, desde que não anulem os sinais já mencionados, pois nesse caso o mercado poderá voltar à níveis preocupantes, mas não é o que parece. Bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.