Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 28/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 28/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
28/05/2010 às 18:19:01
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Palavras de ontem:

"Apesar da melhora devemos ficar de olho em duas coisas: a confirmação do rompimento de algumas LTBs e os níveis de IFR. Hoje foi um dia extremamene positivo para o Ibovespa, mas seria importante que o IFR começasse a trabalhar acima da zona de 50 para confirmar uma reversão e afastar o perigo de que tudo não tenha sido apenas um repique."

Mercado não conseguiu começar a trabalhar acima do nível de 50 no IFR, mas o dia não foi totalmente negativo. Por aqui a bolsa fechou com leve queda, mas lá fora a queda foi acentuada pelas notícias de rebaixamento da nota do grau de investimento da Espanha pela Fitch Ratings para AA+.

Dow Jones: Não conseguiu se segurar acima dos 10.200 pontos e agora tem 10.260 como resistência imediata e depois suporte mais importante em 9.870 pontos. Uma correção até 9.970 pontos, que também é suporte de curto prazo, não anula a possibilidade de formação de pivot de alta.

Ibovespa: Também não conseguiu se segurar acima dos 62.000 pontos e fechou com leve queda de -0,23%. Testou a zona de suporte importante nos 61.300 pontos e não o perdeu, fato este bastante positivo, pois esse é um divisor de curto prazo. Sua LTB está tecnicamente rompida no diário, mas devido a grande proximidade dela, ainda é preciso cautela, principalmente porque o IFR não começou a trabalhar acima do nível de 50. É importante que o IFR não perca a zona de 43 e que forme um novo fundo antes de passar a barreira dos 50. A reversão ainda não ocorreu e o perigo de mais quedas segue no ar. Semana que vem será muito importante para uma melhor configuração do Índice. No semanal deixou um candle que sugere fundo e no diário deixou um candle que sugere novos movimentos altistas. Histograma MACD também sugere novas altas após passar a linha do zero. Cenas do próximo capítulo...

PETR4: Hoje quem andou foi ela e finalmente conseguiu fechar acima da zona de 28,00, o que foi muito importante e benéfico para o ativo. Vamos esperar e ver se consolida essa zona como suporte antes de buscar os próximos objetivos na MM21 e principalmente na região dos 30,25, que é importante divisor e se superado afasta o perigo de vez. Temos pelo menos 2 canais de baixa no papel e o mais inclinado teve sua LTB rompida hoje. Papel ainda tem que melhorar muito para afastar os perigos da queda, mas parece querer começar essa caminhada. O importante é se manter acima dos 28,00. No semanal deixou um bonito martelo que também sugere fundo com volume razoável.

VALE5: Fechou abaixo dos 42,00 e não conseguiu se manter acima da MM21. Como dito ontem, a briga vai ser na região da MM21. O candle do gráfico diário sugere novo topo, fato natural após uma subida forte e que também abre possibilidade de formação de pivot de alta e fundo ascendente. Uma correção até 40,45 seria normal. Agora é ficar de olho para formação de novo fundo, pois oportunidades de operações compradas podem surgir novamente. Resistência em 42,75 e na MM21. Suporte em 40,45. Semanal não está tão bonito quando outros, mas tivemos nova máxima sem nova mínima essa semana, ou seja, fato positivo.

Semana que vem será importante, pois mercado está na iminência de uma reversão, porém ainda não totalmente confirmada. Alguns papéis já romperam suas LTBs de diário e agora devem começar a brigar para romper as mesmas nos gráficos semanais. Correções podem acontecer para nova formação de pivots de alta. Momento de cautela e observação, pois estamos no verdadeiro momento "ou vai ou racha". Bons negócios e bom final de semana!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.