Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 25/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 25/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
25/05/2010 às 19:05:21
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Dia turbulento pelas bolsas mundiais, chegando a cair bem, mas melhorando no final. O Índice Dow Jones fechou em queda de -0,23%, mas mostrou uma recuperação incrível no final, deixando um belíssimo candle que sugere fundo. Vamos aguardar amanhã! Chegou a perder o suporte nos 9.860, mas recuperou. Novos suportes na mínima de hoje e depois em 9.676. Resistências em 10.200, 10.300 e principalmente em 10.440.

Ibovespa: Como dito no final da semana passada, a subida era só repique. Ontem deixou sinal de topo e hoje confirmou o topo, mas voltou a melhorar no final, podendo deixar nesse nível um novo fundo duplo. Volume de hoje estava fraco em boa parte do dia, mas melhorou bastante no final com os investidores indo às compras. Candle de hoje pode ser considerado um martelo. Suportes a mínima de hoje e nos 57.600 e resistência imediata na casa dos 60.800 pontos e depois no eixo do M em 61.300, essa também a mais importante para o curto prazo. Mercado segue vendido, abaixo da LTB já conhecida, mas parece que vem querendo ensaiar um fundinho ou pelo menos dar uma pausa da queda acentuada. Para reverter essa tendência de queda terá que subir bastante e romper tanto resistências fortes quanto LTBs bem definidas. Por enquanto a melhora foi apenas repique, pois nem de perto chegamos a novos topos e fundos ascendentes.

PETR4: Perdeu os 26,90 e deixou gap. Próximo suporte em 25,30. Papel está completamente vendido e difícil de ensaiar alguma melhora. Tem dois gaps pra fechar em 27,08 e 28,30. Pra melhorar precisa voltar acima dos 28,00. A capitalização está trazendo muitas dúvidas aos investidores. A empresa é muito boa, mas enquanto essas incertezas não foram esclarecidas ou enquanto o gráfico não mostrar uma melhora, principalmente vencendo sua LTB, não é preciso ter pressa para entrar na compra.

VALE5: Com ela não se brinca, vide o candle deixado hoje e o volume. Muitos vendidos stopados hoje. Ontem ensaiou um sinal de topo que não foi confirmado hoje, pois o fechamento foi acima do fechamento de ontem. O suporte segue valendo nos 37,50 com martelo invertido e bela barra de alta posterior. Ainda não temos um novo pivot de alta, pois a correção de hoje foi muito aguda, extrapolando os limites de Fibonacci. Resistência imediata em 40,75 e depois na MM21. Apesar da melhora de hoje, papel segue abaixo de sua LTB.

Por enquanto tudo não passou de repique, pois ainda não temos novos pivots de alta e muito menos rompimentos de LTBs, portanto mercado segue vendido. Parece que está querendo pausar a queda ou talvez formar um novo fundo. Ainda não sabemos, mas pelo fechamento de hoje, candle do Dow Jones e do Ibovespa, volume na compra no final do pregão e força de alguns papéis no final pode ser que amanhã tenhamos um dia de alta. Vamos observar os índices futuros durante a madrugada para tentar captar alguma pista do ânimo dos investidores para a abertura dos mercados. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.