Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 21/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 21/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
21/05/2010 às 18:39:47
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Palavras de ontem para explicar o que ocorreu hoje:

"Talvez o repique venha forte e rápido, pois pra reverter essa tendência de queda vai demorar um bom tempo ainda e tem muita coisa pra fazer antes disso acontecer."

Parece que o mercado resolveu fazer exatamente isso. Hoje o repique veio, e veio forte conforme o esperado, além de muito rápido. O Dow Jones fechou perto de sua máxima com alta de +1,25%. Suporte mais importante segue na região dos 9.830 e resistências em 10.230 e depois a mais importante na região dos 10.440/10.500.

Ibovespa: Subiu bastante e fechou com alta de +3,55%, acima dos 60.000 pontos. Agora tem os 57.600 como suporte, que se perdido deve jogar o índice na casa dos 55.000 pontos. Fechou acima dos 60.125, fato positivo, mas pra melhorar precisa vencer os 60.700 e principalmente os 61.300 que é eixo de perigoso M (Topo Duplo) no semanal. Por enquanto tudo indica que é apenas um repique, mas os níveis a serem observados para uma possível reversão são os 64.400 e 66.000 pontos, além do rompimento da LTB que já conhecemos. Caso o repique continue, deve-se ficar atento para as correções dos próximos topos, afim de observar a formação de novos topos e fundos ascendentes.

PETR4: Em um dia que muitas ações andaram forte, a Petrobras novamente decepcionou e deixou um spinning alí na região de suporte antigo mencionado ontem. O volume foi bom, mas para melhorar precisa vencer os 28,30 e depois os 30,40.

VALE5: Essa deu seu show novamente e subiu mais de 7% fechando na máxima e engolfando os candles anteriores. Reparem como o padrão de reversão funcionou dessa vez (martelo invertido em possível final de tendência). Ontem chamamos atenção para ele, mas com certa desconfiança, pois os últimos tinham falhado, mas dessa vez funcionou. Venceu a resistência nos 39,10 e por pouco não chegou na próxima na região dos 40,45. Depois dessa temos a região de 43,50, bem próxima da MM21. O volume também foi bom e o IFR deu uma boa esticada. Suporte agora fica ali entre 37,10 e 37,45.

Apesar da euforia de hoje, por enquanto tudo indica que se trata apenas de um repique, já que o mercado de forma geral terá de mostrar muita vontade para vencer as próximas resistências e principalmente as diversas LTBs deixadas para trás, que por sinal são muito fortes.

No que devemos ficar de olho para tentar identificar se ocorrerá uma reversão ou não? Além dos tradicionais topos e fundos ascendentes e pivots de alta, a dica fica na observação dos níveis de IFR. Como sabemos, tendências de alta forte tendem a corrigir até a região de 50 do IFR para depois o indicador retornar lá pra cima. Como estamos em tendência de baixa devemos ficar de olho no IFR, pois se ele chegar perto da região de 50 e depois voltar para baixo pode ser apenas um repique mesmo, porém se ele continuar subindo poderá ocorrer uma reversão no mercado. Temos 3 topos na região de 43 do IFR, é nesse número que devemos prestar atenção. Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.