Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 20/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 20/05/2010 - Ibovespa, Dow Jones, PETR4, VALE5
20/05/2010 às 21:42:54
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Mais um dia de quedas muito fortes pelas bolsas mundiais. O Dow Jones fechou em baixa de -3,60%, a maior em mais de um ano. Agora o suporte é na casa dos 9.870 pontos e resistência em 10.430 e depois 10.730.

Apesar das notícias sobre a Europa, o que está azedando os ânimos nos EUA é a proposta de reforma em Wall Street, pois os bancos não querem de jeito nenhum esse tipo de regulamentação. No curto prazo isso deve fazer estrago, mas no longo prazo deve trazer benefícios. O Obama quer acabar com a farra por lá e por isso o chão está tremendo!

Ibovespa: Depois que perdeu os 60k acelerou com muita vontade até os 57.500. Próxima parada em 55k e já tem gente achando que pode não parar por aí e ir bem mais além, apertem seus cintos. Pra melhorar precisa voltar acima dos 60.000/60.700 urgente, mas parece que está difícil. No semanal perdeu o M e não deve se recuperar até amanhã, isso reforça o possível teste nos 55k. Volumes altos, fazendo walking nas bandas de bollinger, médias aceleradas e bem longe dos preços, enfim, tudo bem ruinzinho mesmo. Possibilidade de repique continua no ar com IFR bem sobrevendido, mas vai precisar melhorar bastante pra reverter essa tendência.

PETR4: Sambou um tempão ali nos 29,00/30,00 mas não se segurou e acabou perdendo os 28,30 de uma vez só deixando gap pra trás. Ai onde está na região dos 27,00 é uma antiga zona de suporte, depois temos 25,40, pra melhorar tem que voltar acima de 28,30 e depois 30,40. Também segue totalmente vendida, sem sinais de melhora, exceto pelo iminente repique evidenciado pelo IFR bastante sobrevendido.

VALE5: Segue caindo bom volumes altos e hoje deixou um martelo invertido que pode significar possível repique, mas ultimamente esse tipo de sinal de possível fundo não tem servido de muita coisa, pois mercado está dando finta para todos os lados. Tem suporte aí na região dos 37,10 e depois em 34,40/34,80. Pra melhorar precisar voltar acima de 39,00 depois 40,50 e principalmente 43,80. Segue igual todo o resto, bastante inclinada na venda, mas com IFR sobrevendido.

Mercado segue totalmente vendido com possíveis sinais de repique começando a aparecer, porém sem surtir efeito nenhum. Enquanto isso o IFR de diversos ativos segue muito sobrevendido. Talvez o repique venha forte e rápido, pois pra reverter essa tendência de queda vai demorar um bom tempo ainda e tem muita coisa pra fazer antes disso acontecer. Oportunidades começam a aparecer, principalmente para o investidor de longo prazo, porém ainda é cedo pra entrar, é melhor esperar o fundo do poço aparacer. Enquanto isso sugiro começar a estudar ações de boas empresas e ficar de olho bem aberto para as futuras oportunidades que fatalmente surgirão. Abraços, calma e cautela!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.