Você está aqui: Skip Navigation Links
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 15/04/2010
15/04/2010 às 17:54:40
  (245 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Ibovespa fechou em queda de -0,72% aos 70.524 pontos.

Mercado segue preso entre 70 mil e 72 mil pontos, atualmente mais perto do suporte do que da resistência, mas sem grandes quedas. Olho na média móvel dos 21 períodos que vem servindo de suporte.

O volume hoje foi o grande destaque, principalmente nas ações da Vale. VALE5 teve volume de quase 2 bilhões.

VALE5: Papel fechou em alta de +0,57% aos R$51,20 e vem muito forte, mantendo certa distância da MM21, que também serve de suporte. Resistências são antigas, na faixa de 52,50 a 53,60 e depois apenas no TH em 57,00.

PETR4: Papel fechou em queda acentuada de -1,90% aos R$33,60, abaixo dos 34,10 que confirmam o rompimento de suporte com volume alto. Suporte em 33,20. O ativo segue distante da MM21 e sinais de fundo podem surgir, indicando um possível repique de retorno à média. O IFR sobrevendido reforça essa expectativa. Papel segue em tendência de baixa.
Avalie:   (1 voto) 
17/04/2010 às 08:59:48
  (14 votos)
Rio De Janeiro - RJ
Bom dia,

"Mercado segue preso entre 70 mil e 72 mil pontos...".

Pergunta de um amador: - Qual a relação do volume total do mercado com o preço dos ativos?

Tenho lido textos que têm dado muita importância ao volume acima ou abaixo de 70 mil, mas, ainda não tenho conhecimento suficiente para entender o que isso significa. Alguém poderia tentar "iminuir" minha dúvida?

Abraços,

Sérgio Lopes
Avalie:   (0 voto) 
17/04/2010 às 12:04:04
  (245 votos)
Campinas - SP
Sérgio, dizer que o mercado está nos 70 mil pontos significa dizer que o Índice Bovespa (Ibovespa) está nesse patamar, pois ele é o principal índice da bolsa brasileira.

Seu patamar está diretamente relacionado aos níveis de preços dos ativos mais líquidos da bolsa, visto que ele representa uma média do mercado. Apenas como exemplo, Vale e Petrobras representam cerca de 30% desse índice.

No site da BM&FBovespa é possível ver a composição total do índice com todos os ativos que fazem parte dele e seus respectivos pesos percentuais.

Volume é outra coisa e geralmente está relacionado ao volume financeiro das transações. Abraço!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.