Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fechamento do dia 05/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fechamento do dia 05/05/2010 - Ibovespa, PETR4, VALE5
05/05/2010 às 20:04:29
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Mais um sinal de indecisão nos mercados, que seguem tensos sobre a situação na Grécia e nos outros países da Europa. Dow Jones fechou em queda de -0,54%.

IBOV: Foi lá nos 63.500 pontos e voltou aos 65.600 pontos durante o dia, mas fechou abaixo dos 65k. Parecia que ia deixar um martelo, mas deixou um candle de indecisão, que pode significar um fundo de um possível repique de alta contra a tendência. Próximo suporte é na casa dos 61.300 e resistências em 65.600 e 68k. Temos uma sequência de pivots de baixa perdidos em uma clara tendência de baixa bem definida por uma LTB. Nesse cenário todo teste da LTB vale uma venda com stop na máxima e todo teste no fundo no canal vale uma compra para operar os repiques contra tendência. A boa notícia é que deixou esse candle de sombra inferior grande bem em cima da MM200, além de ter fechado fora da banda de bollinger ontem, e hoje praticamente em cima dela. Possível alento para os comprados? Talvez, mas o cenário está ruim.

PETR4: Perdeu o suporte nos 30,50 e agora olha para os 28. Hoje deixou um martelo invertido, que configura um possível padrão de reversão quando plotado em uma tendência de baixa, que é o caso. Precisa de confirmação amanhã. Resistência imediata em 30,50 e depois na região dos 32. Novo fechamento fora da banda inferior de bollinger. Tendência segue declarada de baixa.

VALE5: Veio próximo dos 42 e reagiu bravamente durante o dia e deixou um belo candle de alta com bom volume. Melhora acima dos 45,70, mas pra melhorar mesmo só fazendo novo topo e fundo ascendente, e isso ocorre acima dos 47,85. Tá difícil!

No geral mercado segue vendido, com possíveis operações de repiques de alta. O problema desse tipo de operação é que com mercado nervoso fica mais difícil de pegar uma boa relação risco vs. retorno, pois os stops ficam longos, tanto na compra quanto na venda, pois mercado sobe ou desce muito rápido. No longo prazo ainda existe possibilidade de manter a alta, mas no curto e no médio o cenário está vendido e se as expectativas de que países como Itália, Espanha e Portugal vierem a pedir ajuda, o cenário pode piorar ainda mais.

Toda crise gera oportunidades de comprar boas empresas por preço de banana. Aconteceu com o subprime e pode acontecer novamente com a europa, mas sem pressa no momento. Bons negócios!
Avalie:   (1 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.