juros
|
Tag:
Finanças Pessoais
|
ola gostaria de retirar uma duvida, supondo que eu gostaria de fiananciar um veiculo. todos sabemos que juros compostos e poribido por lei, se o vendedor passa um valor e eu verifico que nesse valor se encontra em juros composto o que posso fazer para que seja calculado de forma correta a juros simples, se o vendedor insiste em dizer que o juros ali cobrado e juros simples qual crime ele esta cometendo, ele pode se negar a vender o veiculo a juros simples, se a caso ele nao quizer vender o que devo fazer posso assionar algum orgao responsavel pela minha defesa.
|
20/07/2012 às 15:27:22
Campinas - SP
|
|
|
Alex, embora exista uma súmula do STF de 1963 sobre a proibição dos juros sobre juros no Brasil, esse assunto é bastante polêmico. Todo o sistema financeiro utiliza sistemas de amortização que incluem os juros compostos em seus cálculos. Inclusive, bancos públicos também praticam essas mesmas tabelas. No caso dos carros, a tabela é a PRICE, que inclui juros compostos. Você pode até tentar questionar seu financiamento na justiça, mas considere consultar um bom advogado para saber se vale a pena em termos de custos envolvidos e também de jurisprudência nesse tema específico. Já soube de alguns casos de pessoas que obtiveram sucesso em casos semelhantes. É uma questão polêmica mesmo e existe um certo "status quo" sobre o tema, infelizmente. Boa sorte e um abraço!