Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > juros
Olá, visitante, seja bem vindo.
juros
01/07/2012 às 09:54:25
  (1 voto)
Tag: Finanças Pessoais
ola gostaria de retirar uma duvida, supondo que eu gostaria de fiananciar um veiculo. todos sabemos que juros compostos e poribido por lei, se o vendedor passa um valor e eu verifico que nesse valor se encontra em juros composto o que posso fazer para que seja calculado de forma correta a juros simples, se o vendedor insiste em dizer que o juros ali cobrado e juros simples qual crime ele esta cometendo, ele pode se negar a vender o veiculo a juros simples, se a caso ele nao quizer vender o que devo fazer posso assionar algum orgao responsavel pela minha defesa.
Avalie:   (1 voto) 
20/07/2012 às 15:27:22
  (254 votos)
Campinas - SP
Alex, embora exista uma súmula do STF de 1963 sobre a proibição dos juros sobre juros no Brasil, esse assunto é bastante polêmico. Todo o sistema financeiro utiliza sistemas de amortização que incluem os juros compostos em seus cálculos. Inclusive, bancos públicos também praticam essas mesmas tabelas. No caso dos carros, a tabela é a PRICE, que inclui juros compostos. Você pode até tentar questionar seu financiamento na justiça, mas considere consultar um bom advogado para saber se vale a pena em termos de custos envolvidos e também de jurisprudência nesse tema específico. Já soube de alguns casos de pessoas que obtiveram sucesso em casos semelhantes. É uma questão polêmica mesmo e existe um certo "status quo" sobre o tema, infelizmente. Boa sorte e um abraço!
Avalie:   (1 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.