Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Viver de Mercado
Olá, visitante, seja bem vindo.
Viver de Mercado
28/06/2011 às 18:17:49
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Finanças Pessoais
Segue comentário que fiz lá no Facebook. Comentem:

"Acho estranha essa idéia de "viver de mercado", pois vai contra os princípios do que te faz ficar rico no longo prazo, que são os juros compostos.

Se o cara "vive de mercado" ele tira uma grana do mercado todo mês para pagar suas contas. Se for um excelente trader conseguirá fazer isso consecutivamente sem abalar o capital principal investido, ou seja, não gerará riqueza no longo prazo.

Se o cidadão tiver uma fonte de renda fora do mercado, como um negócio próprio, um emprego, alugueis, etc, e conseguir pagar suas contas e ainda assim investir o que sobrar no mercado, ele estará gerando riqueza no longo prazo, estará colocando os juros compostos a seu favor com os aportes mensais que fizer.

O cara que tem alguns milhões em renda variável e consegue retirar uma boa renda do mercado é outra história. Esse cara não depende do mercado. Com certeza já tem uma pequena fortuna fora do mercado e o utiliza como catalizador para apenas uma pequena parte do seu capital. Esse não entra no "viver de mercado".

Por isso que acho que "viver de mercado" seja algo estranho e talvez ilusório. Ou você tem uma base muito bem fundamentada fora do mercado para se dar ao luxo de dizer que "vive de mercado", mas se o mercado desabar não tem problema, pois seu retorno na renda fixa cobre todos os seus gastos com folga, ou você está se auto-destruindo e perdendo saúde e tempo precioso em uma constante corrida que te levará a lugar nenhum e te fará ficar patinando no mesmo lugar apenas com o intuito de "proteger seu capital principal e salvar a grana das contas pro fim do mês".

Fortuna se constrói com dois pilares: juros compostos e trabalho. Apenas um deles não basta!

Gostaria de saber a opinião de vocês. Abraços!"
Avalie:   (0 voto) 
08/09/2011 às 01:07:51
  (2 votos)
Brasília - DF
Já que pediste, segue aqui minha modesta opinião.

George Soros, em um lance genial, conseguiu fazer fortuna em um curto espaço de tempo, sendo emblemático àqueles que pretendem uma boa margem de lucro em um curto espaço de tempo.

Warren Buffet, por outro lado, é o típico investidor conservador, que prefere evitar riscos. O patrimônio dele é, de longe, maior que o de Soros, mas o tempo que dedicou à arte do investimento foi bem maior.

Com um aporte financeiro inicial razoável, é possível "viver do mercado". Uma breve análise dos muitos simuladores de bolsa de valores, mostra que alguns investidores chegam, com um aporte inicial de R$ 100.000,00, decuplicar esse valor (a não ser que estejam burlando o sistema). Em síntese, R$ 100.000,00 viram 1.000.000,00.

Sei bem que se trata de mero simulacro, que dá azo a operações mais ousadas, mas é um indicativo que, apesar de raro, é perfeitamente possível alguém "viver do mercado".

Até porque a idéia não é passar a vida como investidor da bolsa. Alcançado um montante razoável, seria interessante deixá-lo na poupança rendendo juros e, assim, literalmente "viver do mercado", ou, porque não, "viver de juros".

Na medida em que sou leigo nos rincões da economia, naturalmente não daria início a tal empreitada. E mesmo que tivesse, não é sensato na minha opinião se expor a tal risco. O trabalho depende apenas do seu empenho. O mercado de ações, depende também do seu empenho, mas é inexorável fatores que estão fora do nosso controle que podem transformar o sonho em pesadelo.
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.