Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Breve análise sobre o Ibovespa
Olá, visitante, seja bem vindo.
Breve análise sobre o Ibovespa
24/05/2011 às 00:17:27
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Apenas uma breve análise sobre o Ibovespa e o momento delicado na bolsa.

Estamos em tendência de baixa desde o topo formado no começo de Novembro de 2010, seguindo pelos próximos dois topos que foram feitos em Janeiro de 2011 e o último mais recente no começo de Abril de 2011. Esses topos forma um belo e generoso canal de baixa junto com os fundos de Fevereiro de 2011 e agora, possivelmente o fundo de Maio de 2011.

Temos um canal de baixa secundário dentro desse canal citado acima, que é formado pelos topos e fundos descendentes desde o topo do começo de Abril de 2011. Os fundos desse canal são os do meio de Abril e começo de Maio, assim como, possivelmente um novo fundo pelos próximos dias.

O momento recente do Ibovespa está coincidindo com a zona dos fundos tanto do canal primário quanto do secundário de baixa, fato este que sugere um possível repique de curto prazo. Essa hipótese ganha força se analisarmos a LTB do canal secundário, que está bem próxima dos atuais níveis de preços e com possibilidade real de ser rompida.

Vamos aos números:

Repique de canal secundário se o índice romper os 63.000 pontos com forte resistência na zona de 64.000 pontos. Essa é a possível melhora de curto prazo.

Para melhor no médio prazo o índice tem uma missão mais árdua pela frente e precisa romper a zona de 65.500 pontos e principalmente a faixa de 67.000, mas para anular a tendência de baixa somente acima de 69.000.

Ou seja, deve demorar um bom tempo até que isso aconteça, e até lá segue em tendência declarada de baixa, mesmo com possíveis repiques generosos. Se o cenário descrito se concretizar teremos uma breve calmaria pela frente. Tudo vai depender das notícias internas e do agravamento da crise na Europa.

Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
24/05/2011 às 18:44:29
  (254 votos)
Campinas - SP
Como comentado ontem, hoje o Ibovespa rompeu sua LTB de curto prazo e fechou com uma bonita barra de alta.

Chamo atenção especial para as divergências de IFR e de MACD que já vem sinalizando essa compra de curto prazo, mas para melhorar mais o IFR precisa se firmar acima do nível de 50, senão a venda pode voltar nos próximos dias. Amanhã veremos se vai rumo à resistência nos 64.000 pontos.

Abraços e bons negócios!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.