Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Cálculo de Dividendos
Olá, visitante, seja bem vindo.
Cálculo de Dividendos
13/03/2011 às 20:51:26
  (2 votos)
Brasília - DF
Tag: Finanças Pessoais
Primeiramente, gostaria de agradecer a presteza do colega Sinésio. Tome este agradecimento como um válido para todas as demais perguntas que farei, e o mesmo vale àqueles da mesma forma contribuirem. Não interpretem a ausência de agradecimentos como ingratidão, faço isso para deixar o board mais limpo.

Bom, minha outra dúvida é: como calcular os dividendos? De quanto em quanto tempo recebemos eles? Bom, vamos a um exemplo para ficar mais claro.

Compro 1 lote de PETR4. Os dividendos que eu recebo são recebidos, vamos supor (já que não sei o lapso de tempo), de ano em ano, sendo que eu tenho que reter a ação durante todo esse período? Ou se eu adquirir um lote em 1 de janeiro de 2012 e vendê-lo em 30 de dezembro (portanto, 1 dia antes de receber os dividendos) a totalidade dos dividendos vai para o comprador?

A dúvida é porque pretendo adquirir bluechips (PETR4 e VALE5) já que elas dificilmente darão prejuízo a longo prazo, mas queria saber um modo de calcular os meus ganhos.

Grato.
Avalie:   (0 voto) 
14/03/2011 às 00:54:28
  (254 votos)
Campinas - SP
Aurum, tudo bem?

Leia o artigo do link abaixo que lá está tudo bem explicadinho, ok?

http://www.investpedia.com.br/artigo/Conceitos+fundamentais+sobre+bolsa+de+valores.aspx

Não existe uma data certa para pagamento dos dividendos, pois essa pode variar de empresa para empresa. Sugiro que assine o serviço de envio de boletins na área de relação com investidores das companhias que você investir, pois assim receberá por e-mail as datas de pagamento de dividendos, ok? Abraço!
Avalie:   (0 voto) 
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.