Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > Fala Sinésio
Olá, visitante, seja bem vindo.
Fala Sinésio
03/02/2011 às 15:40:04
  (71 votos)
Goiânia - GO
Tag: Análise Técnica
Ativo: USIM3
Boa tarde

Eta Sinésio, tem hora q queria ter uma bola de cristal pra saber se é repique ou não.

Mandou bem em USIM3. A USIM5 é mais derreteira q USIM3, mas não tava esticada tanto como USIM3.

Eu to só olhando, gosto de operar pivo, ainda mais com DIV de MACD.

Tava em um forúm conversando sobre stop automático. Acredito ser importantissímo na maioria do papéis. Somente naqueles q pregam peças como BRKM5 e BISA3 penso duas vezes, mas acho q tem oportunidades melhores em outros papéis e acabo nem operando muito nesses dois. Apesar de BRKM5 fez uns movimentos bonitos.
Em fim, para position trade, sendo seguidor de tendências, acredito q o stop manual aplicado no final do dia de sexta seria mais saudável. Porém para day trade e swing o stop automático é imprescindível.

Gostaria de saber sua opinião de macaco velho à respeito.

Abs e continue fazendo bons trades.

Marcos
Avalie:   (1 voto) 
03/02/2011 às 16:29:25
  (254 votos)
Campinas - SP
Fala Marcos, pô o trade em USIM3 nem foi bom não, ganhei poucos centavos na venda, sendo que poderia ter ganhado muito mais na compra! hehe

Mas sempre digo que prefiro 1 real de lucro que 1 centavo de prejuízo! hehe

Bom, pra trade sempre recomendo o Stop, mas com estratégia, do tipo: comprei em X porque meu risco vs. retorno é Y e quando chegar em Z eu zero o trade total ou parcialmente e vou deixar meu Stop em W. Pronto, o trade tá inteirinho montado, depois de fazer isso você não deve fazer mais nada, exceto ajustar o Stop caso o trade vá a seu favor. Desse jeito você retira o emocional do trade e ele fica automático. Se errar, analisa o erro e vê se dá pra melhorar no próximo.

O problema é que muitos ficam com o Stop na cabeça e quando o trade começa a vir contra vão esticando o Stop na esperança de que o papel volte, e é nessa "esticadinha" que mora o perigo, afinal não existe esperança na bolsa! hehe

Position depende do position, eu por exemplo, na minha carteira de longo prazo não uso Stop, pois o objetivo é acumular ações de boas empresas durante 10, 20, 30 anos. Claro que fico esperto se a empresa continua boa ao longo dos anos, mas Stop mesmo não uso. Mas em trades SEMPRE uso!

Abraço e depois olha o candle com volume que OGXP3 vem deixando até agora com pequena divergência de IFR! hehe
03/02/2011 às 16:52:53
  (71 votos)
Goiânia - GO
Opa tranquilo Sinésio?

OGXP3 - Caso fechar nas máximas, eu diria q um candle de livro, ainda mais se confirmar amanhã.

Com relaçao ao stop, é importante o stop. Mas digo o stop automático é prejudizial ou não para operações para positon, sendo elas seguidoras de tendência.
Eu acredito q stop automático é super importante para day trade e swing trade. Porém para position tenho minhas dúvidas, pois vejo alguns seguidores de tendências no semanal q avaliam seu stop com relação ao preço de final de sexta, oq fecha o candle semanal.

Essa sua estratégia acho muito interessante, quem sabe no futuro q eu estiver mais calejado faça o mesmo.

Abs

Marcos
03/02/2011 às 17:14:46
  (254 votos)
Campinas - SP
Então Marcos, se o cara é position e seguidor de tendência o Stop dele deve ser no gráfico semanal. Não adianta entrar pelo semanal e querer ficar ajustando Stop todo dia pelo gráfico diário. Precisa equalizar isso aí.

Colocar o Stop num suporte de semanal ou ir ajustando o Stop de acordo com uma média móvel não muito curta, por exemplo a MM21 que eu particularmente gosto bastante.

Na minha opinião o que vai definir se usa ou não Stop é o objetivo. Se for trade definido do tipo "vou sair do papel em 2 ou 3 semanas ou assim que os preços perderam o suporte" aí sou a favor do Stop.

Agora se for um position de anos aí já acho que não precisa, pois o objetivo é acumular ações de empresas boas. Se a empresa não for boa e o cara quiser fazer position em algum mico ou small cap, aí com certeza sou a favor do Stop, por questões óbvias, né? hehehe

Será que entendi sua pergunta? hehe Abraço!
03/02/2011 às 17:58:57
  (71 votos)
Goiânia - GO
Eta, vc ta rápido no gatilho hj, hehhe

Acho q não fui muito claro, desculpe. Falo stop automático e o stop manual(aquele q vc sai da operação em tal preço visual).

Digo pq no semanal, pra trend following, o pessoal q opera constuma não usar o stop automático e sim o stop manual.
Sendo o stop manual somente acionado na sexta feira, no final do pregão.

Era isso q tava falando, mas ta valendo td q vc disse. Sempre agregando valores.

Abs Marcos
04/02/2011 às 13:01:32
  (254 votos)
Campinas - SP
Olha Marcos, contanto que o Stop esteja no semanal não vejo muita diferença entre o automático e o manual não, sinceramente.

O cara pode até esperar um pouco mais no manual se tiver com boa gordura pra queimar, talvez consiga evitar alguns violinos ao longo do caminho, porém, em outras vezes, talvez seja stopado com um "prejuízo" um pouco maior.

O importante é equalizar. Se entrou no semanal coloque stop no semanal. A única ressalva é para o caso de um trade que foi muito bem, bem acima das expectativas, aí talvez valha a pena deixar o stop curto no diário depois de algumas semanas.

Um exemplo é quando os preços se distanciam demais da MM21 no semanal. Pra que esperar voltar pra próximo dela se o trade já deu muito mais do que você estava esperando? De qualquer maneira pode dar certo ou errado, como em tudo na bolsa!

Abraço!
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.