Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > VANTAGENS E DESVANTAGENS DE OPERAR VENDIDO
Olá, visitante, seja bem vindo.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE OPERAR VENDIDO
28/01/2011 às 15:24:42
  (71 votos)
Goiânia - GO
Tag: Controle de Risco
Boa tarde Sínesio,

A bolsa sobe e desce, qualquer papel fez ou irá faz isso. Acredito que temos q entrar do lado campeão, seja ele bear (vendido) ou bull (comprado).

A pergunta q fica: qual a vantagem e desvantagem de operar vendido?

- Parecido q operar comprado porém de cabeça para baixo, ou seja, ganha quando cai.
- É preciso alugar o papel caso for passar mais de um dia com o mesmo. Para alugar contate a corretora.
- Para swing e position trade acredito ser pequeno a percetagem do aluguel em cima do lucro
- Geralmente atinge o objetivo, seja fibo os suporte, mais rápido q do lado comprado.

Sei somente isso, tem mais alguma coisa? Acredito q se o mercado continuar a cair o último livro de Alexander Elder será muito bem vindo.

Acabei de lembrar de uma frase dele: "Longo prazo era para nossos avós".... investimento de longo prazo acabou

Reportagem nesse link: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/acoes/noticias/guru-analise-tecnica-
investimento-longo-prazo-acabou-598756

Apesar de acreditar que Warren Buffett não irá concordar com isso.

Só sei q parece q as blue chips estão, ou/e sempre estiveram, bem voláteis. Isso deve perdurar algum tempo.

E aí grande Sínesio, tem mais alguma coisa ou visão diferente?

Abs

Marcos
Avalie:   (2 votos) 
28/01/2011 às 15:47:59
  (254 votos)
Campinas - SP
Grande Marcos, tudo bem?

Bom, é muito mais natural operar comprado do que vendido, estamos muito mais acostumados a isso. Admiro as pessoas que se sentem mais confortáveis na venda do que na compra, mas esse não é meu caso.

O custo do aluguel das ações de maior liquidez para o trader é irrisório em operações vendidas.

Trades vendidos costumam gerar ganhos mais rápidos, a própria natureza do pânico que explica as grandes quedas trata de tornar esse fato verdadeiro.

Por outro lado a venda exige margem se o trader for carregar a operação, e na venda o lucro máximo é de 100%, já na compra o lucro máximo, pelo menos em teoria, é infinito.

Eu particularmente acredito no longo prazo e acredito que os fundamentos superam qualquer especulação de curto prazo. Mantenho uma carteira de longo prazo intacta e a remunero com operações em opções. Nessa carteira, aconteça e o que acontecer eu não faço absolutamente nada, pois meu objetivo final é longo, para daqui há alguns anos. Mas aqui cabe um aviso, nessa carteira só possuo ações de boas empresas e jamais incluí nem nunca irei incluir os chamados micos nesse portfolio.

Como proteção mantenho um balançeamento entre recursos de renda variável e de renda fixa, caso as coisas não saiam como o planejado.

Apesar de sofrer com essa carteira em períodos de queda posso afirmar que os rendimentos estão muito acima de qualquer investimento de renda fixa ao longos dos anos que venho acumulando.

O longo prazo não é para fazer 10% ao mês, é apenas para remunerar sua carteira acima da renda fixa, fato que por si só isolado já é uma grande vitória num país com um dos maiores juros reais do mundo.

Agora em trades eu costumo tentar remar de acordo com a maré, mas não é tão fácil quando parece. Um exemplo é que quando as pessoas costumam começar a montar operações vendidas os ativos ou já caíram demais ou já estão na iminência de um repique, fato este que aciona diversos stops, faz a pessoa inverter a mão para compra e depois seja stopada novamente com novas quedas.

Se faz muita fantasia de ficar milionário do dia para a noite com a bolsa, mas após alguns anos acredito que o melhor é lucrar devagar e sempre. Ou pelo menos tentar fazer isso! hehe

E se for pra colocar na balança Alexander Elder e Warren Buffet eu fico com o segundo, que ficou famoso por construir um verdadeiro império e não por vender livros, apesar de respeitar muito e gostar bastante do trabalho do Elder.

É isso aí! E por falar em repique, belo repique no intraday agora hein?

Abraços e vamos agitar isso aqui começando a procurar operações vendidas mais claras!
Avalie:   (1 voto) 
28/01/2011 às 15:53:32
  (254 votos)
Campinas - SP
E só pra completar, as pessoas subestimam o poder de 0,50% a mais por mês.

Os juros compostos são um verdadeiro milagre econômico. Sempre sugiro que as pessoas façam simulações de investimentos a longo prazo com números variando de 0,50% em 0,50%, começando por 0,50% e indo adiante. É incrível a diferença que apenas 0,50% a mais por mês pode fazer com seu capital durante anos de aplicação. Esse é o segredo!

Abraço!
28/01/2011 às 16:10:02
  (45 votos)
Belo Horizonte - MG
Warren Buffet, Grande dos Grandes!!!

To lendo a Biografia dele, é uma Bíblia de 900pags, mas é tão legal que já cheguei na 400...rssss
28/01/2011 às 16:11:12
  (71 votos)
Goiânia - GO
Tudo tranquilo Sinésio, e vc?

Só pra constar sobre o Warren Buffett, tirei do blog do Jmelo.

"“Quem chega mais perto de ser infalível em nossa atividade certamente é Warren Buffett. Quando fala sobre sua carreira de investidor, ele invariavelmente se refere à compra de Washington Post, em 1973, como um de seus maiores investimentos. O que ele não menciona: o preço das ações caiu 45% depois de sua compra! Ainda assim foi um ótimo investimento. Se vocês se comportarem como o Seth [Klarman] aca- bou de prescrever e como Graham e Dodd prescre- veram, não há dias ruins no mercado: quando ele cai, vocês têm ótimas pechinchas para comprar; quando sobe, as pechinchas se vão — mas vocês ficam ricos.”
Bruce Greenwald
First Eagle Funds Graham and Dodd Breakfast 2008"

O cara é bom, eu não teria essa avidez toda. E na boa, queria ser q nem ele, hehehe.

Tento tirar 2%~3% ao mês, acho difícil pacas. Juros compostos são oq há!

Obrigado pela explicação.

Esse seu objetivo é bem interessante. Eu não entendo muito de bolsa, então meu objetivo é simples, e no momento é esse citado acima com operações de compra predominando.

Agora, fazer isso daí q vc esta executando esta sendo mais tranquilo, bom demais, mais pra frente quem sabe entro nessa. Preciso calejar mais as mãos.

Ah, estou pensando em estudar um pouco de análise fundamentalista para entender melhor os papéis que gosto de operar. Agora vai a pergunta: Compensa ou seria melhor ir olhando, por exemplo, opções? Para no futuro fazer delas.

Belo repique, mas o DJI ta derrentendo e se continuar assim acho q o ibov não segura.

Abre a caça a operações vendidas de curto prazo!

Abs e sucesso

Marcos
28/01/2011 às 16:12:32
  (254 votos)
Campinas - SP
Sério Gomes? Ganhei esse livro de amigo secreto no natal, mas ainda não comecei a ler, pois estou tentando terminar outra bíblia que é "O Investidor Inteligente" do Benjamin Graham.

Pelo que dei uma rápida olhada parece ser interessante mesmo. Quando terminar te aviso. Quem sabe no natal de 2011? hahaha Abraço!
28/01/2011 às 16:20:21
  (254 votos)
Campinas - SP
É Marcos, o cara é um gênio mesmo. Eu também gostaria muito de ser como ele ou algo perto dele. Todo mundo só fala das vitórias, mas ele levou muito ferro também, os últimos foram durante a crise de 2008, mas mesmo assim ele sabe o que está fazendo e perder faz parte do jogo.

Acho interessante entender um pouco de análise fundamentalista sim, assim como de opções, operações vendidas, hedge, long & short, etc.

Faça o que se sente mais confortável. Você pode começar a estudar opções e detestar, vai saber né? hehe

O Ibov ficou feio mesmo, como disse, pra voltar a melhorar vai ter que desenhar alguma figura altista bem convincente, mas no atual cenário é ficar de olho no repique pra tentar operar vendido com stop nessas possíveis máximas. Parece fácil, mas não é. Stop sempre! Abraços!
28/01/2011 às 16:23:58
  (45 votos)
Belo Horizonte - MG
Minha Irmã de são paulo me deu de natal moço, o Warren Cita esse livro que vc ta lendo como o Melhor pra aprender...

Show de Bola..

Tenho que ir nessa... mais tarde posto algo!!!

Grande Abraço ao manosinésio e manomarcos!!!
28/01/2011 às 16:28:20
  (45 votos)
Belo Horizonte - MG
A idéia é simples, a primeira lição que ele teve sobre ações foi aos 11anos de idade, comprou através da irmã que era maior de idade, já sabia que ia dar lucro, mas como a irmã ficou com medo, ele esperou a ação subir um pouco, e a vendeu!!!

Era disciplinado desde cedo, trabalhava como nossos pais, vendia selos, laranja, tudo que ganhava juntava, essa foi a vantagem dele na época pq não precisava ajudar em casa!!!

Só um trecho: "Guimba de Charuto" Sinésio vai rir qdo ler no livro...rssss
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.