Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Comunidade > Fórum > A Verdade da Bolsa de Valores
Olá, visitante, seja bem vindo.
A Verdade da Bolsa de Valores
20/01/2011 às 16:02:09
  (254 votos)
Campinas - SP
Tag: Análise Técnica
Ativo: OGXP3
Marcos, muitíssimo bem colocado.

Essa sim é a verdade da bolsa. No curto prazo, em minha opinião e após alguns anos de mercado, acredito fortemente em algo randômico, sem explicação nenhuma, pura especulação. Já no longo prazo acredito que os fundamentos vencem qualquer tipo de especulação.

É claro que a análise gráfica funciona, mas as pessoas ficam procurando sinais o tempo todo, quando na verdade os sinais mais fortes e consistentes aparecem em menor quantidade, mas a ganância nos faz entrar em trades que muitas vezes não estão do jeitinho exato que gostamos, mas achamos que vai dar certo, e no final dá errado! hehe

A solução para isso é controle de risco. Tudo que você precisa na bolsa é ganhar mais quando acerta e perder menos quando erra. O incrível disso é que, dependendo do tipo de risco vs. retorno que você aceita para seus trades, você pode até errar mais trades do que acertar e ainda assim sair no lucro.

Sem contar que cada um enxerga uma coisa, como você mesmo citou no caso de OGXP3. No diário existia um pivot em formação, que foi por água abaixo hoje e no semanal está formando um OCO, que pode ou não ir por água abaixo daqui a algumas semanas. É uma incógnita!

Talvez por esses motivos eu goste tanto de operações com opções, pois você traça uma estratégia para remunerar sua carteira e tentar ganhar constantemente, mesmo que em menor quantidade. E se der errado stopa e começa outra operação.

Estou até acostumado a ver traders fazendo rentabilidades incríveis em algumas operações e nas próximas devolverem tudo ou mais um pouco. O resultado é que muitos perdem para o próprio Ibovespa no longo prazo. Por isso muitos gênios da bolsa indicam a compra de ETFs de índices para quem não tem tempo ou não quer estudar o mercado. Infelizmente essa é uma realidade nua a crua.

Abraços e bons negócios!
Avalie:   (1 voto) 
21/01/2011 às 09:31:54
  (71 votos)
Goiânia - GO
Bom dia Sinésio

Muito bom o texto, gostei demais.

Em relação as opções, um dia irei operar. Eu não sei de nada de opções, qual o $ recomendado para começar a estudar? Mais pra frente, irei aprender a operar opções. Por enquanto quero focar somente no mercado a vista, com o passar dos anos irei aprendendo mais coisas. Um passo de cada vez.

Como meu primo mesmo disse: "aprenda a ser bom primeiro em swing trade, isso operando, para depois aprender e operar day trade". Acredito q para aprender bem opções, é "bom!" saber bem do mercado a vista, ter alguns anos de experiência, para evitar erros desnecessários. Corrija se estiver errado, já q de opções entendo q nem turbina de avião, nada!

Acredito em algumas "máximas", ditados do mercado financeiro, são elas:

1 - "A longo prazo, o controle da ganância dá mais dinheiro" Axiomas de Zurique.

2 - "Quando você acha q sabe todas as respostas, vem o Sr. Mercado e muda todas as perguntas"

3 - "Conhece-te a ti mesmo" - Saber seu perfil faz a diferença.

4 - "Sei q nada sei" - Saber q o mercado é um caos, não há lógica. Vc nunca saberá tudo, nunca esta estará 100% certo. Sem controle de risco estará fora do mercado. Humildade para saber q errou, e sair mais rápido possível. Etc, etc...

5 - .... há varias outras, irei procurar direito e irei escrevendo aqui.

Abs

Marcos
21/01/2011 às 09:53:49
  (71 votos)
Goiânia - GO
5 - "A certeza mata o trader" - Do amigo Formula1, forum da WinTrade.
21/01/2011 às 10:16:20
  (71 votos)
Goiânia - GO
Citação do amigo Formula1:
"Fala Marrkozzi, hehe... Vc sabe que é tudo meio de brincadeira. Mas é sério também. A primeira frase é : Ninguém sabe nada, hehe. Pra mim, o que está por trás disso é que, quanto mais aprendemos, estudamos e filosofamos pra entender sobre qualquer assunto, os horizontes se expandem e o volume de dúvidas cresce. E novas perguntas aparecem."Quando vc acha que aprendeu a resposta, o mercado muda as perguntas", hehe. É dureza mesmo. Mas não tem essa de citar meu nome. Afinal antes de mim, bem lembrado foi pelo forista Opçoes, Sócrates já falava "só sei que nada sei", hehe. Se ele tinha certeza que não sabia, quem somos nós pra acharmos que sabemos alguma coisa. abs. sucesso."

O cara sabe pouco? ou sabe nd?... hehehe... eu sei q nada sei msm.
21/01/2011 às 10:42:25
  (71 votos)
Goiânia - GO
7 - "Tudo deve ser feito da forma mais simples possível, mas não mais simples que isso"- Albert Einstein
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.