Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Iniciantes > Os outros índices da BM&FBovespa
Olá, visitante, seja bem vindo.

Os outros índices da BM&FBovespa

26.10.2009 - Bolsa de Valores, Índices
Além do Índice Bovespa, que é o principal índice de ações do mercado brasileiro, a BM&FBovespa também disponibiliza outros índices. Eles são segmentados em diversas modalidades de mercado, podendo ser de empresas mais líquidas, de empresas com diferencial de governança corporativa, de empresas do mesmo setor, entre outros.

Qual a sua utilidade?
Sabendo o desempenho geral de um setor de mercado, você pode, por exemplo, saber se as ações que possui de determinado setor estão com desempenho superior, inferior ou na média em relação àquele mercado.

Digamos que você tenha ações do setor elétrico e imobiliário. Através do acompanhamento dos índices desses setores específicos, você passa a ter um referencial mais apurado, o que pode ajudar a manter ou a rever sua estratégia de investimento, caso o desempenho de suas ações não esteja correspondendo às expectativas em relação ao restante do setor.

Quais são eles?
Veja abaixo quais são esses índices, o que eles representam e qual sua importância para os diferentes tipos de investidores:

Índice Brasil 50 – IBrX 50
Representa as 50 ações mais líquidas da BM&FBovespa.

Índice Brasil – IBrX
Muito semelhante ao IBrX-50, mas representa as 100 ações mais líquidas da BM&FBovespa.

Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE
Representa as empresas com comprometimento em relação a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial (no máximo 40 empresas) mais líquidas da BM&FBovespa. As ações são ponderadas pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação (“Free-Float”).

Índice Setorial de Telecomunicações – ITEL
É composto pelas empresas mais representativas do setor de telecomunicações (telefonia fixa e celular) mais líquidas da BM&FBovespa. As ações são ponderadas pelo valor de mercado das ações em circulação (“Free- Float”).

Índice de Energia Elétrica – IEE
Lançado em agosto de 1996, é o primeiro índice setorial da BM&FBovespa e é composto pelas empresas mais líquidas e representativas do setor de energia elétrica da bolsa. As ações têm pesos iguais na carteira teórica do índice.

Índice do Setor Industrial – INDX
Desenvolvido em parceria com a FIESP, é composto pelas empresas mais líquidas e representativas do setor industrial da BM&FBovespa. As ações são ponderadas pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação (“Free-Float”).

Índice Valor Bovespa – IBVX-2
Desenvolvido em conjunto com o jornal Valor Econômico, é composto por 50 ações de empresas de excelente conceito junto aos investidores, classificadas em ordem decrescente, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações, a partir da 11º colocada. Ou seja, não fazem parte da carteira as ações que apresentam os 10 índices de negociabilidade mais altos, nem aquelas emitidas pelas empresas com os 10 maiores valores de mercado. Em outras palavras, podemos dizer que esse índice é composto por ótimas empresas, porém são excluídas algumas das maiores blue chips brasileiras.

Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – IGC
É composto pelas empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa. Para isso, tais empresas devem estar listadas no Novo Mercado ou estarem classificadas nos Níveis 1 ou 2 da BM&FBovespa.

Índice de Ações com Tag Along Diferenciado – ITAG
Representa as empresas que oferecem melhores condições e respeito aos acionistas minoritários no caso de venda do controle. Ou seja, fazem parte do índice as ações de empresas que concedem tag along superior em relação ao previsto em lei, que estabelece que as companhias devam oferecer à todas as ações ordinárias minoritárias tag along de 80% em relação ao preço pago pelo novo controlador. Também estão incluídas as ações de companhias que oferecem tag along em qualquer percentual para as ações preferenciais.

Índice Mid-Large Cap – MLCX
É um índice composto pelas empresas que representam 85% do valor de mercado total da Bolsa. Participam as ações com alto índice de negociabilidade (98%) e que tenham participação em 100% dos pregões no período de doze meses anteriores a reavaliação do índice.

Índice Small Cap – SMLL
Muito semelhante ao MLCX, porém é composto pelas empresas que não estão incluídas nos 85% com maior valor de mercado total da Bolsa, ou seja, fazem parte do índice os 15% restantes. Participam as ações com alto índice de negociabilidade (98%) e que tenham participação em 100% dos pregões no período de doze meses anteriores a reavaliação do índice.

Índice de Consumo – ICON
É composto pelas empresas com maior representatividade nos setores de consumo cíclico e não-cíclico mais líquidas da BM&FBovespa. Como consumo cíclico são compreendidos subsetores como: tecidos, vestuário e calçados, utilidades domésticas, automóveis e motocicletas, mídia, hotéis e restaurantes, lazer, diversos e comércio. Como consumo não-cíclico são compreendidos subsetores como: agropecuária, alimentos processados, bebidas, fumo, produtos de uso pessoal e de limpeza, saúde, diversos e comércio e distribuição. As ações são ponderadas pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação (“Free-Float”).

Índice Imobiliário – IMOB
É composto pelas empresas mais líquidas da BM&FBovespa e com maior representatividade nos setores de atividade imobiliária, como: construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis. As ações são ponderadas pelo valor de mercado das ações disponíveis para negociação (“Free-Float”).

Este artigo apenas apresenta um panorama geral sobre os índices disponíveis na BM&FBovespa. Para saber todos os detalhes e cálculos de composição dos índices, sugerimos consultar o site da BM&FBovespa.

Fonte: BM&FBovespa
Avaliar:   (2 votos)  
Comentário 02 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
lfragoso
24/04/2010 às 21:27:32
  (1 voto)
Rio De Janeiro - RJ
Tenho um investimento que segue o IBRX-50, Gostaria de saber se é possive fazer algum tipo de analisr grafica do indice para saber o melhor momento para fazer saques ou aplicações adicionais.

Vlw...
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
25/04/2010 às 13:44:49
  (254 votos)
Campinas - SP
Sim, lfragoso. Embora seja menos comum o acompanhamento do índice IBrX-50, nele também é possível utilizar a análise gráfica. Para qualquer produto, mercadoria ou objeto que possua variações de preços no mercado formal ou informal é possível traçar um gráfico e nele aplicar as regras da análise gráfica, como suportes, resistências, canais, etc. Em alguns softwares o código para o IBrX-50 é IBXL. Abraço!
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.