Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Iniciantes > Os mercados: Novo Mercado, Nível 2, Nível 1, etc.
Olá, visitante, seja bem vindo.

Os mercados: Novo Mercado, Nível 2, Nível 1, etc.

Todas as empresas que possuem ações negociadas na bolsa de valores se enquadram dentro de alguma listagem de mercado.

No Brasil existe uma legislação específica com normas e regras que as empresas de capital aberto devem seguir, mas ao longo do tempo, e com a popularização dos mercados e modelos de negociação, houve a necessidade de criar novos mercados.

Não queremos fazer uma longa discussão sobre os tipos de mercados nem oferecer todos os detalhes de cada um deles, para isso existe o site da BM&FBovespa, que contém todas as informações. Queremos oferecer uma visão geral para que o investidor pessoa física possa se familiarizar com os diferentes tipos de mercado e, se julgar necessário, buscar informações detalhadas junto às empresas e à BM&FBovespa.

De maneira geral, podemos encarar o mercado Tradicional como sendo aquele que cumpre as exigências mínimas da legislação brasileira a respeito das companhias de capital aberto.

As companhias que se comprometem a ir além dessas exigências mínimas são as que chamamos de companhias com níveis de governança corporativa diferenciada, e englobam o Novo Mercado, o Nível 2 e o Nível 1.

Dentro dos níveis diferenciados, o Novo Mercado é o que é composto pelos padrões mais elevados de governança corporativa e transparência, por permitir apenas a existência de ações ordinárias e oferecer 100% de tag along aos acionistas.

No longo prazo, a tendência é que cada vez mais as empresas migrem para os padrões mais elevados de governança, inclusive no que diz respeito aos tipos de ações, pois se espera a extinção das ações do tipo preferencial.

O segmento Bovespa Mais segue os mesmos padrões do Novo Mercado, porém é destinado às empresas de menor porte, que não conseguem arcar com os altos custos envolvidos com a abertura de capital. Com o objetivo de facilitar a entrada dessas empresas no mercado de capitais, este segmento permite que o free float de 25% seja atingido em até 7 anos após a listagem e, mesmo que esse valor não seja atingido, a companhia continuará listada no segmento, desde que apresente um nível mínimo de liquidez (10 negociações por mês e presença em 25% dos pregões).

Veja um quadro comparativo entre os mercados, retirado do site da BM&FBovespa:

Comparativo entre os níveis de governança corporativa

Se você se interessou pelo assunto, aconselhamos a leitura das características de cada mercado no site da BM&FBovespa.

Fonte: BM&FBovespa
Avaliar:   (3 votos)  
Comentário 02 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
gabrielborges
16/08/2011 às 18:41:25
  (16 votos)
Salvador - BA
Gostaria de 3 exemplos de ativos para cada nível.
Avalie este comentário:   (3 votos) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
17/10/2011 às 23:02:27
  (254 votos)
Campinas - SP
Gabriel, no site da própria bolsa de valores você encontra a lista completa de ativos para cada nível. Procure por:

Mercados > Ações > Empresas > Empresas Listadas > Segmento

Abraço!
Avalie este comentário:   (2 votos) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.