Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Iniciantes > O que você precisa saber antes de entrar na bolsa de valores?
Olá, visitante, seja bem vindo.

O que você precisa saber antes de entrar na bolsa de valores?

A bolsa de valores sempre foi e sempre será recheada de mitos e histórias fascinantes. Algumas empolgantes, outras assustadoras. Mas no meio de tudo isso existem as verdades, que são comprovadas com tempo e experiência, e essas, na grande maioria das vezes, são bastante difíceis de serem encaradas.

A única coisa certa é que antes de investir em bolsa é preciso saber como ela funciona, quais os riscos envolvidos e quais os possíveis retornos, para que no futuro ninguém diga que não foi avisado ou que não sabia onde estava se metendo, pois nesses casos o mercado não perdoa.

O Psicológico
Para o pequeno investidor a bolsa de valores é um território solitário, onde você convive com as mais diversas emoções e toma suas próprias decisões. Se alguma coisa der errada não se pode culpar ninguém, exceto você mesmo. Por outro lado, se alguma coisa der certo o mérito será todo seu. É essa a realidade da bolsa.

Apesar de ser algo bastante complexo do ponto de vista psicológico, ela também pode auxiliar as pessoas a se conhecerem. Pode parecer besteira, mas o caminho do pequeno investidor dentro da bolsa, passa obrigatoriamente pelo autoconhecimento, pois você acaba descobrindo seu perfil, suas qualidades, suas fraquezas e como encara disciplina e estratégia. Tudo isso pode ser muito útil em sua vida fora da bolsa.

Os Riscos
Bolsa de valores é uma modalidade de investimento em renda variável. É muito importante que esse conceito seja completamente absorvido por qualquer aspirante a investidor.

Na prática, isso significa, entre outras coisas, que você pode perder muito dinheiro ou ganhar muito dinheiro num curto espaço de tempo. As variações diárias de uma ação podem ser bem maiores do que a variação anual da poupança ou do CDB por exemplo. Além disso, você precisa estar preparado para ver sua carteira perder mais de 30% ou 40% no curto prazo e não se abalar com isso. Pode parecer exagero, mas esse tipo de oscilação é extremamente comum. Não existe nenhum tipo de garantia nem limitações para prejuízos ou lucros.

Aceitar isso é fácil quando seus investimentos estão gerando lucros, mas torna-se bastante difícil quando seu prejuízo está alto. Portanto, não adianta reclamar. O jogo é esse e você tem que estar preparado, caso contrário é melhor nem entrar. Uma vez que você tenha aceitado isso, é hora de partir para os estudos e tentar seguir uma estratégia para minimizar esses riscos.

Os riscos existem para serem controlados e não para serem ignorados. É esse o caminho que vai te fazer vencer ou perder na bolsa.

As Mentiras de Curto Prazo
A maior parte das pessoas que entra na bolsa é motivada pela fantasia de ganhar dinheiro rápido. Acham que duplicarão ou triplicarão seu investimento em poucos meses. Acreditam fortemente nessa possibilidade, pois já ouviram falar de um conhecido que enriqueceu dessa maneira.

Mas a verdade não é essa. A bolsa não é assim. Existem as exceções? Claro que existem, mas elas estão bastante concentradas em uma minoria, que pode se dizer, contaram com a sorte (e sorte não dura para sempre) ou são dotadas de um talento especial.

A bolsa deve ser encarada como uma ótima alternativa de investimento, que no longo prazo mostrou-se historicamente superior a outros tipos de investimento mais convencionais. Mas esse fato não garante nenhuma rentabilidade futura. Pode ser que a partir de amanhã a bolsa passe a ser o pior investimento. O único fato concreto é o que a história mostrou, pois o futuro é absolutamente imprevisível.

É normal o pequeno investidor perder tempo e dinheiro logo que entra na bolsa. Ele busca o dinheiro rápido, faz diversos trades, fica horas na frente do computador, compra e vende ações sem nem saber o que as empresas são, e na maioria das vezes acaba perdendo. O importante é tentar sair desse “atoleiro” o quanto antes e caminhar para uma trajetória mais consistente e duradoura dentro da bolsa. É um processo de amadurecimento.

Não significa que bolsa seja apenas sinônimo de longo prazo. Existem muitos traders que ganham dinheiro no curto prazo, mas esse caminho exige trabalho sério, dedicação, estudo e experiência.

Os Gurus e as Notícias
Não entre na bolsa motivado por gurus ou por notícias. Existe um mercado especializado em gerar notícias e “dicas quentes” de investimento para os novatos. O sistema só consegue funcionar se tiver alguém que o sustente. No caso da bolsa, esse sustento vem através do giro da compra e venda de ações que geram corretagens e taxas para as instituições intermediadoras.

Os gurus conseguem uma legião de seguidores através de seus discursos bastante convincentes e bem preparados, e acabam levando novatos a perder dinheiro, saúde e muitas vezes tempo com a família, tudo por causa da bolsa. Não são raros os cursos prometendo fórmulas infalíveis e métodos de trade imbatíveis. Fuja desse tipo de enganação.

Muitas pessoas não tem tempo de estudar e precisam recorrer a cursos para encurtar o caminho da aprendizagem. Nesse caso, procure por profissionais sérios, que não irão te iludir nem fazer falsas promessas. Procure aqueles que ensinem e mostrem quais são os riscos e os aspectos que podem dar errado dentro da bolsa. Que ensinem a gerenciar esse risco e a buscar um caminho consistente, e que, obviamente, não deixem de lado as estratégias com maior probabilidade de retorno.

Para isso, você não precisa descobrir que foi enganado depois de ter feito um curso, é possível escapar dessas armadilhas antes de colocar seu dinheiro em jogo. Através dos prospectos, dos títulos dos cursos e da abordagem desses profissionais é possível identificar os picaretas, afinal, você gastaria seu dinheiro em algum curso que te prometesse ensinar a ganhar dinheiro rápido na bolsa? Ou você daria preferência a algum que te ensinasse como a bolsa funciona e quais ferramentas você pode utilizar para tentar implementar uma estratégia adequada?

Conclusão
Existem outras dicas importantes que você vai acabar conhecendo com a prática, mas não existem atalhos milagrosos para ganhar dinheiro na bolsa de valores. O que existe é trabalho duro, estudo, dedicação e experiência adquirida. Se você não tem tempo para estudar ou se dedicar, procure um curso sério ou deixe que alguém administre seu dinheiro por você, mas saiba que mesmo fazendo inúmeros cursos, na hora de apertar o botão e tomar uma decisão, ninguém irá te ajudar, não existe curso que consiga ensinar esse tipo de coisa, pois isso só vem com a prática. Então, mãos à obra!
Avaliar:   (13 votos)  
Comentário 07 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
Trx_Trader
28/07/2010 às 21:09:49
  (4 votos)
Santo André - SP
Muito bom esse artigo, gostaria de ter lido antes de cometer mais da metade dos erros citados acima.
Avalie este comentário:   (2 votos) 
Minha foto
Ver Perfil
Arthur
19/01/2011 às 19:20:24
  (2 votos)
Belo Horizonte - MG
Algum curso(os) que poderiam indicar em Belo Horizonte?
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
28/01/2011 às 00:31:16
  (254 votos)
Campinas - SP
Arthur, infelizmente não conheço nenhum por aí, mas faça uma visita aos sites da corretoras de sua preferência, pois elas geralmente oferecem cursos em seus escritórios locais. Abraço e bons negócios!
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
jtchaves
17/08/2011 às 09:46:07
  (1 voto)
São Paulo - SP
Muito bom principalmente a parte de gurus e notícias, esta cheia no mercado !!!
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
leonardosekula
27/01/2013 às 23:34:41
  (0 voto)
muito bom ! eu vi esta site aqui http://noticiasdinheiro.com/index.php?site=50011
e gostaria de saber se e confiável, e tambem tenho curiosidade
de aprender estrategias poderia me indicar algum livro que fale da bolsa ou de sua estrategias fico agradecido des de ja !
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
emstche
07/11/2014 às 14:16:55
  (0 voto)
Palhoça - SC
Bom artigo! Os gurus realmente não estão a solta. Obrigado
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
LucasUrbanski
20/04/2016 às 09:22:32
  (0 voto)
E a Empiricus? Se alguém já viu o plano de estratégia com opções do Bruce Barbosa, pode me dizer se é furada ou não? Assinei um plano deles (não o citado agora) que são "As melhores ações da bolsa", boa rentabilidade nas ações que eles indicaram.
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.