Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Iniciantes > O que é governança corporativa?
Olá, visitante, seja bem vindo.

O que é governança corporativa?

Este é um conceito que gera bastante polêmica e provavelmente você não irá encontrar nada definitivo a respeito, pois existem diferentes vertentes de estudiosos e profissionais de mercado que o encaram de maneiras bastante distintas.

De modo geral, podemos dizer que governança corporativa é um conjunto de práticas, regras, costumes, leis, políticas e regulamentos que tem como finalidade regular o modo como uma empresa é administrada e controlada, favorecendo os interesses mútuos de acionistas controladores, acionistas minoritários, administradores, funcionários e fornecedores.

Parece algo complexo, e na verdade é, mas para um melhor entendimento, podemos considerar que são as práticas que fazem com que a empresa siga certas normas e seja transparente com seus funcionários e acionistas. Em outras palavras, é o que dá certa tranqüilidade aos profissionais envolvidos com a companhia, de que sua administração segue algumas regras para que tudo não vire uma “bagunça”. Não significa que o simples fato de seguir essas práticas torne a empresa eficiente, mas é um passo importante rumo à sua consolidação.

Como funciona na prática?
Para o investidor pessoa física chega a ser difícil absorver esses temas e deles extrair algo que possa fazer diferença na prática, mas não é algo tão complicado assim.

As boas práticas de governança corporativa vão desde como a empresa encara suas finanças, passando pelo respeito ao acionista minoritário e podendo chegar até ao seu comprometimento com responsabilidade social e sustentabilidade empresarial.

Uma boa maneira de se informar sobre as práticas de governança corporativa das empresas em que você investe é saber em qual mercado disponível na BM&FBovespa elas estão listadas. Os segmentos de listagens disponíveis são: Novo Mercado, Nível 2, Nível 1 e Bovespa Mais. Para saber mais sobre os segmentos consulte o artigo "Os mercados: Novo Mercado, Nível 2, Nível 1, etc."

Cada mercado tem suas normas específicas, mas veja um exemplo de suas diferenças:

Uma das exigências para que uma empresa seja listada no Novo Mercado é a de que seu capital social seja composto somente por ações ordinárias, exigência essa que não faz parte dos outros mercados.

Outro exemplo é a extensão do tag along aos acionistas. No caso do Novo Mercado, os direitos são estendidos para todos os acionistas, nas mesmas condições obtidas pelos controladores, em caso de venda do controle da companhia. Já no Nível 2, os direitos dos controladores são estendidos à todos os detentores de ações ordinárias e são de, no mínimo, 80% para os detentores de ações preferenciais.

Esses são apenas alguns exemplos de práticas de governança corporativa. É recomendável que você procure nos sites das companhias (ou nos departamentos de relação com investidores) as áreas que tratam especificamente desses assuntos.

Tenha em mente que este conceito passa obrigatoriamente pela maximização de valor para os acionistas, sejam controladores ou minoritários. Para isso, é importante que os princípios das práticas de governança pelas empresas estejam fundamentados em pilares como: transparência, igualdade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

No final, é você quem escolhe em quais empresas investir. Mas saber que uma determinada companhia oferece os mesmos direitos dos acionistas controladores também aos acionistas minoritários, pode ser um diferencial na hora da escolha. Bons negócios!

Fonte: BM&FBovespa
Avaliar:   (5 votos)  
Comentário 03 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
gabrielborges
16/08/2011 às 18:28:57
  (16 votos)
Salvador - BA
Todas as blue chips e 2ª linha estão no Novo Mercado?
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
19/08/2011 às 16:26:45
  (254 votos)
Campinas - SP
Gabriel, não, muitas Blue Chips e ações de segunda linha estão fora do Novo Mercado. Não existe uma regra quanto a isso, depende cada empresa. Tanto no site da BM&FBovespa quanto das companhias é possível consultar em qual segmento de mercado elas estão listadas. Abraço!
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
gabrielborges
20/08/2011 às 16:18:27
  (16 votos)
Salvador - BA
Obrigado, muito claro!
Estou trabalhando há um mês em uma Corretora de Valores este site foi a minha última energia de motivação.
Estava prestes a sair do trabalho pelas dificuldades em aprender todos esses termos que estão no site.
Aqui tudo é ensinado de forma simples e de fácil entendimento.
Muito Obrigado a toda equipe.
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.