Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Iniciantes > O que é a bolsa de valores?
Olá, visitante, seja bem vindo.

O que é a bolsa de valores?

21.10.2009 - Bolsa de Valores
As bolsas de valores são instituições que administram mercados. Elas são centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores, que podem ser ações de companhia abertas (públicas ou privadas), contratos futuros, derivativos, etc.

Atualmente, no Brasil, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e possuem ampla autonomia para exercerem seu papel de auto-regulamentação sobre as corretoras de valores que nela operam.

A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Mas essa não é a única função, as bolsas são responsáveis por fortalecer a economia e podem favorecer todos os indivíduos de uma sociedade e não só aqueles que possuem ações de companhias abertas. Conheça mais algumas funções das bolsas de valores:

Levantar capital para negócios: as bolsas de valores fornecem um ótimo ambiente para as companhias levantarem capital para expandir suas atividades, fazerem novos investimentos, desenvolverem novos produtos, etc., e tudo isso favorece a economia como um todo, gerando novos empregos e divisas para o país.

Mobilizar e criar oportunidades em investimentos para o pequeno investidor: investir parte da poupança em ações de companhias abertas possibilita uma alocação mais versátil e inteligente dos investimentos. As ações abrem um leque de oportunidades para que o pequeno investidor diversifique seus investimentos e torne-se sócio de boas empresas. Isso beneficia a saúde e a educação financeira, formando cidadãos mais conscientes com o gasto do dinheiro.

Facilitar o crescimento das companhias: aquisições e fusões fazem parte do processo de desenvolvimento e crescimento das companhias. O ambiente da bolsa de valores é o cenário ideal para que essas transações aconteçam de forma transparente e clara. Assim, uma empresa pode comprar ações de outra empresa e tornar-se dona ou controladora do negócio, por exemplo.

Enfim, de modo geral, podemos dizer que as bolsas de valores são instituições importantes para o desenvolvimento das economias e dos mercados de capitais de diversas nações. Países com mercado de capitais mais eficientes também possuem bolsas de valores bem estruturadas.

Fonte: Portal do Investidor
Avaliar:   (9 votos)  
Comentário 03 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
gabrielborges
16/08/2011 às 17:32:18
  (16 votos)
Salvador - BA
Por que as ações da própria bolsa não são tão valorizadas e até mesmo tão negocidadas?
Avalie este comentário:   (2 votos) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
17/10/2011 às 22:56:15
  (254 votos)
Campinas - SP
Gabriel, o conceito de valor em bolsa é relativo. Uma empresa cuja ação custe R$5,00 pode ser mais cara que uma empresa cuja ação custe R$30,00. É preciso analisar os fundamentos da empresa e não apenas o valor de sua ação.

Quanto à liquidez das ações da própria bolsa, ela é boa. Não são as ações mais negociadas, mas possuem ótimo número de negócios. Além disso, trata-se de uma ação nova no mercado, com menos de 5 anos de capital aberto. Nada mal para uma "novata". Espero ter ajudado. Abraço!
Avalie este comentário:   (4 votos) 
Minha foto
Ver Perfil
cluna
21/04/2015 às 08:01:47
  (0 voto)
Campinas - SP
Sempre que possível, procuro separar parte dos ganhos no mercado secundário e migrá-los para o mercado primário. Desta forma, abasteço os investimentos de longo prazo. Essa atitude, por menor que seja, também ajuda a destinar um pouco do capital especulativo para os setores de produção, onde as empresas precisam da injeção de capital novo.
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.