Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Iniciantes > O que é Home Broker?
Olá, visitante, seja bem vindo.

O que é Home Broker?

Home Broker é o sistema que possibilita a negociação de ações e outros ativos financeiros diretamente através da internet. Foi implantado em 1999 e seu principal objetivo é facilitar o acesso ao mercado acionário e permitir que cada vez mais pessoas façam parte dele, de forma simples e eficiente.

Antigamente, comprar e vender ações era algo mais complicado, geralmente o processo era efetuado através de telefonemas para as sociedades corretoras e obrigatoriamente era necessário o intermédio de corretores, que efetuavam as ordens de compra e venda. Como pode perceber, era algo bastante trabalhoso e lento se comparado aos dias de hoje.

Com a chegada do home broker, o processo ficou mais rápido e dinâmico. É possível fazer uma operação diretamente no mercado em uma fração do tempo que se gastava antigamente. Além disso, ficou mais barato operar. No passado os custos eram maiores, porque era necessário enviar ordens através das mesas de operações. Ainda é bastante comum operar pelas mesas, mas agora existem outras maneiras. Isso tudo, atrelado ao aumento da oferta de produtos e da livre concorrência, fez com que os custos de operação caíssem bastante.

Como funciona?
Apesar de parecer algo complicado, seu funcionamento é bastante simples. Primeiro, você deve ser cadastrado em alguma corretora que ofereça os serviços de home broker. Atualmente existe uma grande oferta de produtos no mercado, cabe a você pesquisar e decidir qual se adéqua melhor às suas necessidades.

Com o cadastro feito e já apto a operar, você abre o sistema, que pode ser diretamente através do site da corretora ou então diretamente instalado em seu computador. A partir daí, todas as ordens de compra e venda que você enviar, passarão pela corretora e serão retransmitidas diretamente ao sistema Mega Bolsa da bolsa de valores, tudo de forma muito rápida e fácil.

Quais as vantagens?
Através desse sistema você terá acesso, de forma bastante clara e transparente, ao recebimento e a notificação de ordens executadas. Também poderá acompanhar a evolução de sua carteira de ações e terá acesso as cotações em tempo real.

Alguns produtos ainda oferecem análises de ativos, notícias sobre o mercado, relatórios sobre empresas e muito mais.

Quais os riscos?
Além dos riscos inerentes ao mercado de ações, o sistema de home broker oferece alguns riscos adicionais, no que diz respeito à estrutura e tecnologia que fazem com que ele funcione na maior parte do tempo. São eles:

Riscos do uso da internet: não divulgue suas senhas, mantenha seu computador protegido contra vírus, não abra e-mails suspeitos ou de pessoas desconhecidas, etc.

Riscos da conexão com a internet: falta de energia, má qualidade de linhas telefônicas, queda do serviço de banda larga, desempenho do computador utilizado, etc.

Apesar de serem pequenos, os riscos existem e podem levar a prejuízos. Alguém mal intencionado pode fazer uso de sua senha ou instalar algum vírus em seu computador, com o objetivo de roubar seus dados financeiros. Ou ainda, no meio de uma operação pode faltar energia ou cair a conexão com a internet, fazendo com que esses poucos minutos ou horas levem a prejuízos. Esses riscos devem ser conhecidos e assumidos pelo utilizador do home broker.

Tomar precauções para minimizar esses riscos é dever do investidor. Por exemplo, o uso de no-breaks na rede elétrica pode lhe oferecer tempo extra para finalizar suas posições no caso de uma queda de energia. Manter o telefone de sua corretora sempre atualizado e por perto, também pode fazer com que esses minutos ou horas fora do mercado não sejam transformados em prejuízo, bastando uma simples ligação para que seu corretor finalize uma operação em aberto.
Avaliar:   (3 votos)  
Comentário 03 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
pteixeira
07/02/2012 às 16:09:36
  (2 votos)
Dourados - MS
Gostaria se possível colocassem um vídeo como utilizar o
HOME BROKER.

estou muito contente com o saite.
origado
Avalie este comentário:   (2 votos) 
Minha foto
Ver Perfil
PauloMello
22/09/2012 às 15:36:27
  (0 voto)
Jundiaí - SP
Muito bom o conteudo desse site. Alguem teria uma lista dos principais home brokers no Brasil?

Obrigado,

Paulo
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Malu
26/12/2012 às 12:52:31
  (0 voto)
O cadastro numa corretora que oferece o serviço de home broker é pago?

Obrigada,

Malu
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.