Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Controle de Risco > Como fazer um Hedge eficiente para a carteira com Míni Índice
Olá, visitante, seja bem vindo.

Como fazer um Hedge eficiente para a carteira com Míni Índice

Aprenda como fazer um Hedge com Míni Índice eficiente para sua carteira de ações. Tudo com exemplos práticos, fórmulas e cálculos reais, além de dicas importantes para proteger sua carteira de ações em momentos turbulentos da bolsa de valores.

ÁREA DE ACESSO EXCLUSIVO PARA CADASTRADOS

Visitante,

O Investpedia tem áreas de acesso restrito a usuários cadastrados. Se você já é cadastrado, por favor entre com seu login e senha nos campos ao lado.

Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

Avaliar:   (7 votos)  
Comentário 07 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
MMARCOZZI
25/05/2010 às 16:43:25
  (71 votos)
Goiânia - GO
Essa foi boa. Já procurei em alguns sites e até livros oque era Hedge e nunca tinha visto dessa forma tão clara e ainda com exemplos. Vlw!
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
DMO
28/05/2010 às 14:30:27
  (11 votos)
Porto Alegre - RS
excelente post amigo Sinesio.....o cara se quiser ter sucesso no mercado financeiro necessariamente precisa ter conhecimento desse assunto vital...HEDGE.
Parabens amigo
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Especulador
31/05/2010 às 09:12:11
  (1 voto)
Muito bem escrito. Sei o esforço que fez para organizar todas estas informações de forma sucinta e de forma a permitir uma leitura agradável.

Fiocu bem linear, bem dividido e de fácil entendimento, para não dizer elegante.
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
leonardoxavier
17/10/2011 às 22:08:50
  (5 votos)
Petrópolis - RJ
Desculpe a ignorância, mas não compreendi qual é a vantagem do hedge se ao proteger-se das perdas você também acaba se "protegendo" dos ganhos.
Pode dar uma breve (breve mesmo) explicação neste sentido?
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
18/10/2011 às 00:35:06
  (254 votos)
Campinas - SP
Leonardo, tudo bem? Ganhos e perdas nunca andam juntos no mercado financeiro. A ideia de fazer hedge é justamente "travar" a carteira ou parte dela em momentos de queda, para, posteriormente, após a tempestade passar, "destravá-la" e voltar a lucrar com a alta.

É melhor ficar no zero a zero durante uma queda do que ver suas ações perderem valor rapidamente. Por outro lado, como o mercado anda em zig-zags, possivelmente ao fazer um hedge você perderá os momentos de alta contidos num zig-zag de baixa, mas como a ideia é esperar o mercado voltar ao zig-zag de alta, esse é um pequeno preço a se pagar pela proteção.

Também é possível travar apenas uma parte da carteira ou abrir uma das "pontas" para tentar aproveitar esse zig-zag.

Os motivos para fazer um hedge são diversos e podem ir desde estratégia até questões tributárias, pois se o investidor possuir ações para o longo prazo, talvez compense mais para ele ficar no zero a zero e esperar o mercado se "normalizar" do que vender suas ações e pagar muito imposto para depois voltar novamente ao mercado.

Além disso tudo, alguns fundos de investimento são obrigados a manter posição em ações, independentemente de como anda o ânimo do mercado, ou seja, outro ótimo motivo para proteger a carteira.

Geralmente fala-se de hedge como proteção em mercados de baixa, mas o raciocínio inverso também pode ser verdadeiro, dependendo da posição que o investidor estiver "tomado" no mercado.

Espero ter ajudado. Abraço!
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
leonardoxavier
18/10/2011 às 09:58:59
  (5 votos)
Petrópolis - RJ
Muito obrigado Sinésio, agora compreendi a função do hedge.
Aproveito para elogiar este espaço que é (pelo menos pra quem quer aprender sobre o mercado e sobre investimentos) o melhor site que já encontrei.

Parabéns a toda a equipe.
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Ararajuba
23/06/2013 às 18:12:51
  (0 voto)
Parabéns pelo artigo. E aos que comentaram,parabéns também. Nesses momentos de crise, é sempre bom termos meios de proteger a carteira.
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.