Você está aqui: Skip Navigation LinksInvestPedia > Ações e Derivativos > Controle de Risco > Cálculo do índice de correlação: O primeiro passo antes de operações Long & Short
Olá, visitante, seja bem vindo.

Cálculo do índice de correlação: O primeiro passo antes de operações Long & Short

O índice de correlação entre ativos é uma medida que nos indica como um ativo se comporta em relação a outro ativo. Em outras palavras, podemos considerá-lo como o grau de semelhança entre dois ativos, no que se diz respeito ao movimento dos preços.

E pra que ele serve? É muito importante conhecer a correlação entre dois ativos, principalmente em operações de pares de ativos, as chamadas operações Long & Short, em inglês conhecidas como pairs trading.

Uma das premissas desse tipo de operação é arbitrar estatisticamente os ruídos entre os preços de dois diferentes ativos com um alto índice de correlação, esperando que esse ruído seja anulado com o retorno dos preços à média histórica. Não explicaremos como montar esse tipo de operação agora, pois faremos isso em outro artigo específico. O importante nesse momento é entender o que é correlação e como ela influencia esse tipo de operação de arbitragem estatística.

Espera-se um alto índice de correlação para ativos de um mesmo setor ou de uma mesma empresa, que é o caso de ações preferenciais e ordinárias de uma mesma companhia. Já para ativos de setores diferentes ou de empresas totalmente distintas, espera-se um índice de correlação bem menor. Em operações Long & Short o ideal é que se busquem pares bastante correlatos, com índices de correlação acima de 80%, 85%, para tentar diminuir, ou controlar, os riscos envolvidos.

O cálculo
O vídeo abaixo exemplifica de forma bastante clara o que é o índice de correlação, como calculá-lo, como interpretá-lo e como assimilar sua influência em operações de arbitragem estatística.



O Investpedia não busca tratar os cálculos com rigor científico ou acadêmico, apenas apresentamos o processo prático para que qualquer iniciante ou leigo possa aplicá-lo de forma descomplicada. Caso queira se aprofundar nos estudos matemáticos, existem diversos outros sites na internet que os tratam de forma mais ampla.

Avaliar:   (2 votos)  
Comentário 06 Comentários
Minha foto
Ver Perfil
Roberti
25/05/2010 às 23:28:21
  (3 votos)
São Paulo - SP
O video foi bastante claro ao mostrar como é feito o calculo da correlação entre 2 ativos. A pergunta que fica é: definido o indice de correlação, qual o proximo passo ? Que operação "long-short" deve ser feita ? Compra de "A", Venda de "B" ou qualquer outra? ....... Grato pela atenção.
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
26/05/2010 às 14:01:25
  (242 votos)
Campinas - SP
Roberti, estamos preparando um artigo completo sobre Long & Short (Pairs Trading) e como estruturá-lo adequadamente, ok? Em breve estará disponível na área de estratégias. Abraço e obrigado pela sugestão.
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Viriato
23/10/2011 às 08:36:35
  (1 voto)
Srs.
Trabalho muito objetivo, fornece de forma eficaz o que se propõe. Meus parabéns.
Viriato
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
joaocouto
02/11/2011 às 12:18:18
  (4 votos)
São Paulo - SP
Sinésio, gostei do seu artigo sobre correlação entre ativos! Claríssimo! Gostaria de me aprofundar em estratégias Long & Short. Você poderia indicar alguma bibliografia sobre o tema?
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
joaocouto
02/11/2011 às 12:19:30
  (4 votos)
São Paulo - SP
Você saberia dizer que o livro Pairs Trading já tem edição traduzida para o Português?
Avalie este comentário:   (1 voto) 
Minha foto
Ver Perfil
Sinésio
21/11/2011 às 21:11:20
  (242 votos)
Campinas - SP
João, tudo bem? Desconheço algum bom livro sobre pairs trading em português. Este que citou é muito bem recomendado.

Gosto bastante dos chamados "papers" sobre economia e finanças que bancos de investimentos e instituições financeiras costumam divulgar gratuitamente no mercado. Os melhores são em inglês. Consulte o site http://papers.ssrn.com e faça uma busca por "pairs trading". O terceiro da lista é aplicado ao mercado brasileiro.Lá tem bastante material. Espero que ajude. Abraços!
Avalie este comentário:   (0 voto) 
Inserir comentário Para comentar é necessário se cadastrar
Ainda não é cadastrado?
Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.
PRODUTOS RECOMENDADOS
Uma seleção especial de e-books, livros e outros produtos que o Investpedia recomenda!
publicidade
publicidade
Todos os direitos reservados. Investpedia 2010.
Sites indicados:
As informações e análises contidas neste site tem como único propósito servir de material educacional e, em hipótese alguma, sugerem a compra ou a venda de qualquer tipo de ativo financeiro, assim como as estratégias aqui abordadas não constituem recomendação de investimento. O Investpedia não garante, de forma alguma, a exatidão das informações contidas em seus artigos, visto que estratégias educacionais e de análises de ativos podem ou não servir para diferentes tipos de investidores e que os parâmetros operacionais das bolsas de valores podem ser alterados periodicamente, não sendo obrigação do site a manutenção de tais informações, com ou sem prévio aviso. O objetivo do site é fornecer o conhecimento necessário para que o investidor possa atuar de maneira independente no mercado de capitais e fazer juízo próprio de tais informações, não cabendo aos seus diretores nenhum tipo de responsabilidade por lucros ou prejuízos. O Investpedia guarda o direito de alterar quaisquer informações disponibilizadas neste site sem prévio aviso.